Início Sem categoria “Família e Diabetes” é tema de campanha mundial de prevenção

“Família e Diabetes” é tema de campanha mundial de prevenção

Do Blog do Thame

A Federação Internacional do Diabetes adotou “A Família e Diabetes” como tema da campanha  Novembro Azul em 2018 e 2019. O período de dois anos foi adotado  para facilitar o planejamento, o desenvolvimento, a promoção e a participação da campanha, que tem como objetivos aumentar a conscientização sobre o impacto que o diabetes tem sobre a família e a rede de apoio das pessoas afetadas e promover o papel da família na gestão, cuidado, prevenção e educação do diabetes .

Em todos o mundo, mais  de 425 milhões de pessoas estão atualmente vivendo com diabetes. A maioria desses casos é de diabetes tipo 2, que é amplamente evitável por meio de atividade física regular, uma dieta saudável e equilibrada e a promoção de ambientes saudáveis. “As famílias têm um papel fundamental a desempenhar na abordagem dos fatores de risco modificáveis para o diabetes tipo 2 e devem receber educação, recursos e ambientes para viver um estilo de vida saudável”, explica o Dr. Rafael Andre, presidente da ONG Unidos pelo Diabetes e coordenador do Mutirão do Diabetes de Itabuna, que acontece no próximo dia 10 de novembro.

Um em cada duas  pessoas que vivem com diabetes tipo 2 não é diagnosticada. O diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para prevenir as complicações do diabetes e obter resultados saudáveis. “Todas as famílias são potencialmente afetadas pelo diabetes e, portanto, a conscientização dos sinais, sintomas e fatores de risco para o diabetes é vital para ajudar a detectá-lo precocemente”, alerta o oftalmologista.

De acordo com o Dr. Rafael, “melhorar o acesso a medicamentos e cuidados de diabetes a preços acessíveis é, portanto, urgente para evitar o aumento dos custos para o indivíduo e a família, que afetam os resultados de saúde”. Menos de um em cada quatro membros da família têm acesso a programas de educação sobre diabetes.

O apoio da família nos cuidados com a diabetes demonstrou ter um efeito importante na melhoria dos resultados de saúde para as pessoas com diabetes. “É importante que a educação e o apoio contínuo ao automanejo do diabetes sejam acessíveis a todas as pessoas com diabetes e suas famílias para reduzir o impacto emocional da doença que pode resultar em uma qualidade de vida negativa”, finaliza o médico.