Famílias agricultoras de comunidades rurais dos municípios de Camaçari, Dias d’Ávila e São Sebastião do Passé, receberam, nesta sexta-feira (18), 90 mil alevinos de tilápia. A ação foi realizada pela equipe técnica da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que atua no Território Metropolitano de Salvador, em parceria com a Bahiapesca, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri).

As entregas foram realizadas na Comunidade Santa Rita, em Camaçari; Comunidade 3 de Abril, em São Sebastião do Passé; e no Assentamento Nova Panema, em Dias d’Ávila, contaram com a participação de técnicos da Bahiater/SDR e da Bahiapesca/Seagri e de engenheiros agrônomos que orientaram o público beneficiário.

De acordo com Marines Santos, coordenadora da Bahiater, no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), Território Metropolitano, a ação desenvolvida com a piscicultura proporcionará a diversificação de atividades, aumentando, com isso a renda familiar, além de inserir mais uma fonte de proteína animal para as famílias envolvidas: “A criação de peixes fortalece a piscicultura e as outras políticas públicas do Governo do Estado para a agricultura familiar no território”.

Luciana Carvalho, da Associação dos Produtores Rurais de Camaçari, destacou que, além de contribuir para o consumo das famílias, a expectativa é gerar renda para as famílias: “Como vai ajudar! Temos em nossa comunidade mais de trinta tanques para a criação de peixes e este é o segundo ano que recebemos. Tem nos incentivado a produzir mais, fora que podemos potencializar a venda que antes ficava restrita ao consumo e ainda começamos nossa feirinha todo primeiro domingo de cada mês”.

De acordo com Maria Tereza Rodrigues Souza, da comunidade Taquipe de São Sebastião do Passé, os peixes servem tanto para o consumo, quanto para melhorar a renda da família: “Muito bom a gente receber a doação, que chegue para outras famílias, assim como chegou para mim”.

No Território Metropolitano de Salvador o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) está sendo ampliado, com a Chamada Pública Ater Mulheres, da Bahiater/SDR e recebendo novos investimentos para o apoio a diversos projetos voltados para a Segurança Alimentar e Nutricional, que geram renda para a agricultura familiar e promovem o desenvolvimento nos municípios.

A distribuição aconteceu seguindo todas as normas e orientações dos órgãos oficiais de Saúde para o período de pandemia do novo coronavírus.