Equipes do Governo do Estado começaram a entrega de eletrodomésticos e outros itens para as famílias afetadas pelas chuvas no município de Nova Viçosa, a 908 quilômetros de Salvador. Mais de 186 eletrodomésticos e outros ativos foram entregues no município.

A ação é feita por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Corpo de Bombeiros e Superintendência de Defesa Civil da Bahia (Sudec), em parceria com a prefeitura municipal.

De sábado até esta terça-feira (22) foram entregues 23 geladeiras, 21 fogões, 37 colchões, 16 botijões, entre outros itens como liquidificadores, mantas e ferro de passar roupa. Mais de 200 ativos serão entregues no município.

“É muito gratificante representar o Governo do Estado e a política de assistência social na entrega desses itens essenciais às famílias. O prazer e a felicidade estampadas nos rostos dessas pessoas traz para todos nós a esperança de dias melhores”, afirmou a coordenadora de Proteção Social Especial da SJDHDS, Márcia Figueiredo, que acompanha as entregas em Nova Viçosa.

A secretária de Assistência Social de Nova Viçosa, Derlizete Marques, também acompanhou as entregas. Os municípios são parceiros do Governo do Estado e tiveram papel fundamental no cadastramento das famílias.

“Hoje estamos na reta final de um trabalho que começamos em dezembro, devido às fortes chuvas que afetaram várias famílias do município de Nova Viçosa. Missão dada é missão cumprida, e a equipe da Assistência Social não mediu esforços para ajudar essas famílias a recomeçar com a dignidade merecida. Acolher, assistir e cuidar dos nossos usuários é nossa prioridade”, disse a secretária municipal.

Para o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, as ações do Governo do Estado tem sido fundamentais para garantir que as famílias possam recomeçar com dignidade. “O governo estadual atua desde o primeiro momento no acolhimento às famílias, garantimos repasse de recursos e apoio técnico para que os municípios pudessem atender a situação mais crítica, ainda em dezembro, e, agora, seguimos garantindo que o recomeço seja com dignidade e justiça social”, pontuou.

O Governo do Estado já entregou mais de 3,3 mil eletrodomésticos à famílias afetadas pelas chuvas no sudoeste e extremo sul da Bahia. As entregas já foram concluídas em Itamaraju, Vereda, Santa Cruz da Vitória e Belmonte. Nesse momento, as equipes da Superintendência de Assistência Social da SJDHDS, do Corpo de Bombeiros e da Sudec trabalham nas entregas em Prado, Medeiros Neto, Nova Viçosa e Itambé.

Fonte: Ascom/SJDHDS