Por Redação – Foto Reprodução/Pixabay
A Fecomércio-BA estima que, no mês de novembro, o comércio varejista na Bahia fature R$ 16 bilhões, período marcado pelas vendas da Black Friday, representando um crescimento de 9% ante o mesmo período do ano passado.
Embora haja uma data específica, no dia 29 de novembro deste ano, o varejo realiza promoções e ações ao longo de todo o mês. Vale ressaltar que o setor de veículos foi retirado do cálculo, pois possui uma relação baixa com este momento.
“O bom momento da economia deve elevar as vendas em todas as atividades do comércio, com destaque para os setores de Móveis & Decoração e Farmácias & Perfumarias, que devem crescer 16% e 15%, respectivamente”, pontua o consultor econômico da Fecomércio BA, Guilherme Dietze.
“São dois setores com características diferentes: um mais essencial e o outro com produtos mais caros. No entanto, dada a maior capacidade de consumo das famílias, por meio de emprego e crédito, ambos devem se beneficiar no mês de novembro”, completa o especialista.
O presidente do Sistema Comércio BA, Kelsor Fernandes, aconselha aos empresários que ofereçam descontos realmente atrativos, mesmo que numa parcela menor dos produtos em estoque. “Com a internet e o acesso às informações, o consumidor sabe qual é o preço normalmente praticado e se a oferta é ou não vantajosa. Vale sempre destacar as promoções por meio do PIX, pois essa modalidade de recebimento é imediata, reduzindo a necessidade de crédito para a antecipação de recebíveis”, comenta ele.
O setor que sempre chama mais atenção no período é o de Eletrodomésticos e Eletrônicos, que deve apresentar um crescimento de 10% no comparativo anual. Os consumidores estão em busca de um celular novo, um televisor de modelo mais recente ou algum aparelho necessário para o domicílio.
Segundo um estudo recente da Fecomércio BA, os produtos mais comprados por consumidores residentes no Estado por meio do e-commerce são exatamente os desse segmento, com os smartphones liderando a lista.
13º salário
Outro ponto a favor do comércio neste ano será a injeção da primeira parcela do 13º salário, até o dia 30 de novembro. O número de empregados formais é superior ao do ano passado e, com os preços mais baixos, esses recursos farão a diferença nas vendas, uma vez que parte será destinada diretamente ao comércio. Mesmo com feriados relevantes, como 15 e 20 de novembro, as condições atuais permitem que as famílias desfrutem de momentos de lazer e turismo sem prejudicar o consumo.
“Portanto, as projeções otimistas estão baseadas no histórico recente das vendas do varejo e nas condições financeiras das famílias, que apresentam mais emprego, renda e crédito. Isso servirá como um excelente termômetro para as vendas de Natal, que não competem com a Black Friday”, explica Guilherme.