Evento proporciona rodas de conversas e discussões sobre inclusão e apoio às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla

Transformar Conhecimento em Ação, esse foi o tema do XI Seminário do Programa de Apoio a Inclusão (PAI), que teve início na manhã desta quinta-feira (26). O evento reuniu colaboradores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Feira de Santana (Apae) de Feira de Santana, autoridades do poder público, além de convidados que ministraram palestras, realizaram rodas de conversa e debates.

O deputado estadual Angelo Almeida (PSB) compôs a mesa de abertura, com a presidente da Apae Feira, Edna Maria, a coordenadora, Mary Portugal, a Procuradora Jurídica da Federação das Apaes do Estado da Bahia, Isadora Maia, os secretários municipais de Educação e Desenvolvimento Social, Anaci Paim e Antônio Carlos Borges Jr., e o Coordenador do Núcleo Territorial de Educação, Ítalo Paim.

Parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, o seminário tem como principal objetivo, segundo Mary, conscientizar as pessoas sobre a necessidade de inclusão social e combate ao preconceito. Ela aproveitou para ressaltar a importância do trabalho desenvolvido pela equipe da Apae Feira e valorizar o empenho: “Agradeço a todos que têm feito esse trabalho acontecer. Durante todo esse período de pandemia, a Apae não parou e isso graças aos esforços de uma equipe muito dedicada”.

Parceiro da Apae, o deputado Angelo, que solicitou ao Governo do Estado a cessão do prédio onde funcionava o colégio Ubaldina Regis para a associação, frisou que vai continuar somando esforços aos da equipe. “É muito importante estarmos aqui, presenciando esse debate e abrindo espaços para conversarmos sobre esse tema. O trabalho da Apae tem feito a diferença na vida de muita gente, que realmente precisa desse apoio, desse cuidado. Vamos seguir lutando por essas pessoas e buscando sempre melhorias”, declarou.

O XI Seminário do Programa de Apoio à Inclusão acontece até o próximo sábado (28), com oficinas temáticas e palestras, apresentando práticas que ofereçam uma melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência.