A obra de Conceição traz profundas reflexões sobre as questões de raça e de gênero | FOTO: Divulgação/Fligê |

A escritora mineira Conceição Evaristo será homenageada pela Feira Literária de Mucugê que acontece este ano entre os dias 16 e 19 de agosto na cidade da Chapada Diamantina. Essa homenagem acontece na terceira edição da feira, da qual Conceição Evaristo participará da programação. Mulher, negra, nascida em uma favela da zona sul de Belo Horizonte (capital de Minas Gerais), Conceição é hoje uma das principais expoentes da literatura brasileira e afro-brasileira.

Recentemente, uma campanha lançada nas redes sociais pede a inclusão da escritora na Academia Brasileira de Letras (ABL). Em publicação em rede social neste domingo (3), a organização da Fligê declarou apoio à manifestação nacional e postou o texto em referência à homenagem com a hashtag #ConceiçãoEvaristoNaABL. Para quem não sabe, a mineira publicou seu primeiro poema em 1990, no décimo terceiro volume dos Cadernos Negros. Desde então, publicou diversos poemas e contos nos Cadernos, além de uma coletânea de poemas e dois romances.

A obra de Conceição traz profundas reflexões sobre as questões de raça e de gênero, com o objetivo claro de revelar a desigualdade velada na sociedade brasileira, de recuperar uma memória sofrida da população afro-brasileira em toda sua riqueza e sua potencialidade de ação. Ela é autora, entre outras, de Ponciá Vicêncio (2003), de Becos da memória (2006), Insubmissas lágrimas de mulheres (2011) e Olhos d’água (2014), com o qual conquistou o Prêmio Jabuti. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Jornal da Chapada