Festival Tempero no Forte anuncia o ‘line-up’ da Cozinha Show e apresenta o Festival Comunidade

Aulas Show gratuitas e com degustações, na Vila de Praia do Forte, de 25 a 27 de novembro, e oficinas virtuais com o SEBRAE e o SENAC

Palco de encontros, sabores e saberes, o Tempero no Forte, em sua décima quinta edição, celebrando a gastronomia, anuncia o line-up de Aulas Show gratuitas e presenciais, com inscrições 1h antes de cada aula, diretamente no local, sobre Cozinha Brasileira, com chefs convidados. A Cozinha Show será instalada na Praça da Música, na Vila de Praia do Forte, com três dias de aulas, de 25 a 27 de novembro. Outro atrativo na programação do evento é o ‘’Festival Comunidade”, com capacitações gratuitas do SEBRAE e do SENAC-BA, com direito a certificado.

Mantendo a tradição de sempre participar do Tempero no Forte, o chef Beto Pimentel, do restaurante Paraíso Tropical, se apresenta no primeiro dia da Cozinha Show. Ele vai entrar em cena, no dia 25 de novembro, quinta-feira, falando sobre a “Gastronomia para os sentidos – Pimenta, alegria do mundo”, das 19h30 às 20h30, e ainda vai preparar uma Moqueca de aratu e taioba com molho picante de biribiri. No dia seguinte, 26, sexta-feira, o finalista do reality Mestre do Sabor 2021, o chef Cadu Moura (PE/BA), pilotará aula pautada em “A Transformação do simples”, das 17h30 às 18h30, ensinando o passo a passo do Arroz de bobó de frutos do mar com picles de pimenta de cheiro doce, prato assinado por Cadu para o restaurante Risoteria.

Dando continuidade, das 19h às 20h, a dupla de convidados, o chef Renato Valadares (PE) e o mixologista e bartender Lucas Santos (PE), ambos do Cais Rooftop Lounge Bar, no Recife. Juntos, abordarão sobre “Pernambuco falando para o mundo”, nome da música do cantor Lenine, que reverencia aspectos peculiares e típicos do Recife. Renato fará o prato exótico Camarões em especiarias adocicadas com purê de pimenta grelhada e azeite de tucupi com laranja, que também estará disponível para quem for se hospedar no Tivoli, e Lucas, preparará o drink Terra, com Gin Tanajura, Mocororó de Caju, Limão Taiti e Espuma de Coca-Cola, harmonizado com o pratoFechando as aulas do dia, é a vez do chef Danilo Fernandes, do Amado Restaurante, falar sobre “A nova cozinha regional da Bahia”, das 20h30 às 21h30, mostrando como se faz o prato Fideuá de Moqueca.

No último dia da Cozinha Show, 27 de novembro, sábado, a gurizada tem encontro marcado com o chef Freddy Miranda (Tivoli Ecoresort Praia do Forte), que, das 15h30 às 16h30, adoçará o paladar dos pequenos, a partir da aula “A arte de brincar e cozinhar”, com Brigadeiros divertidos. Em seguida, das 17h às 18h, o chef George Marques (Tivoli Ecoresort Praia do Forte), dará aula sobre a “Cozinha regional – Praia do Forte/Bahia”, trazendo a receita e o preparo do Badejo em crosta de tapioca e castanha, purê de banana da terra e compota de pimenta biquinho. Já, das 18h às 18h30, no intervalo para a próxima aula, a capixaba, de Vitória (ES), Andressa Loss, que trabalhou por 15 anos em São Paulo e que está há um ano na Bahia, revelará os mistérios e dicas importantes da pimenta, através da miniaula “Apimente-se – Curiosidades e Tipos de Pimenta”.

Encerrando a maratona, mais duas aulas: das 18h30 às 19h30, o chef do SENAC-BA, Sergio Paiva, propõe aula de “Petiscos à moda Bahia”, cozinhando a curiosa Concha de tapioca com queijo coalho, carne seca e geleia de pimenta, e a premiada chef brasileira, Morena Leite, do Grupo Capim Santo, que vai falar a respeito da “Cozinha tropical brasileira”, colocando a mão na massa, preparando o Bucaditos com pimenta na telha de tapioca: Crudo de banana, Ceviche de arrais e Tartar de pato.

Festival Comunidade

Com a permanente parceria do SEBRAE Bahia, vai acontecer três oficinas online, sobre Formação de Preços na Prática, em formato de gamificação, via plataforma Microsoft Teams, conduzidas por Caio Viana de Freitas – profissional com mais de dez anos de atuação em consultorias e que desenvolveu uma metodologia única de análise de custos, identificando  mais de R$3.711.263,40, em prejuízos ocultos e como aumentar  o lucro em média de 20% das empresas atingidas, nos dias 11, 16 e 18 de novembro, sempre às 19h. A oficina  abordará estratégias que as empresas estão utilizando para superar a crise e otimizar o lucro, por meio da precificação. Inscrições só com CNPJ.

Estão confirmadas também duas oficinas virtuais pela plataforma Microsoft Teams e uma presencial, voltadas para empresários e empreendedores do trade de bares e restaurantes. Online, no dia 30 de novembro, terça-feira, das 18h30 às 20h30, acontece a aula “Um olhar para movimentação de produção e controle financeiro”, ministrada pelo Instrutor de Hotelaria, Sergio Paiva (SENAC-BA), com carga horária de 2h. No dia 1º de dezembro, quarta-feira, a Instrutora Jessica Amorim conduzirá oficina sobre Confeitaria e Tendências, com carga horária de 2h, das 18h30 às 20h30. E dia 25 de novembro, diretamente da Cozinha Show, vai rolar o “Workshop na prática”, com 30 vagas limitadas, das 14h às 17h. O tema será “As Boas Práticas e o Preparo de Alimentos”, com carga horária de 3h, pilotado também por Jessica Amorim. As inscrições para oficinas podem ser feitas no https://www.ba.senac.br/temperonoforte

Cumprindo os protocolos de segurança e distanciamento exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como o uso de máscaras e álcool em gel, o Tempero no Forte acontece de 25 de novembro a 5 de dezembro, sendo uma realização do Governo Federal, através do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio do Banco do Nordeste, Ticket, Coca Cola, e o apoio da Secretaria de Turismo do Governo do Estado, Prefeitura de Mata de São João, Turisforte, Sebrae, Senac, CLN/Invepar, Venturoli e Eisenbahn e organização e produção da 2D Projetos Culturais. Mais informações podem ser acessadas no site www.temperonoforte.com.br ou no Instagram @temperonoforte