Por Confraria do NB – Foto Waldemir Barreto/Agência Senado

Filhos e filhas da mentira

Nesta semana a Câmara dos Deputados deu mais um sinal que de pouco importa os verdadeiros valores de uma sociedade justa e igualitária. 317 parlamentares votaram a favor para manter o veto de Bolsonaro ao PL que criminaliza quem compartilhar fake news no Brasil. Apenas 139 parlamentares votaram para derrubar o veto de Bolsonaro. O ex-presidente, o grande pai e financiador de fake news através do seu gabinete do ódio instalado dentro do Planalto, tentou manter o poder no grito atacando e divulgado mentiras contra o processo eleitoral no país, atacou o Tribunal Superior Eleitoral e também o Supremo Tribunal Federal. Jogar sujo é algo comum na maioria dos políticos brasileiros. São bons atores pois quando falam em decência são dignos da estatueta do Oscar. Fazer o quê, né? 

Filhos e filhas da mentira II

E na Bahia, que tem precedentes, tivemos 23 parlamentares apoiando esse . O que surpreendeu mesmo esta coluna foi a presença do deputado federal Léo Prates (PDT), figura sempre “sensata” em seus mandatos, votando para manter o veto de Bolsonaro à criminalização de uso de fake news. Pensando que todos são idiotas, Otto Filho (PSD), que não surpreendeu ninguém com seu voto, teve a coragem de dizer em sua rede social que votou pela liberdade de expressão. Defender essa aberração em nome da liberdade de expressão já é uma grande mentira. Durmam com um barulho desses filhos e filhas da mentira. 

DesUnião Brasil

O prefeito de Mata de São João, Bira Barraca (UB), deu uma de amigo crocodilo do seu colega de partido e prefeito de Camaçari, Elinaldo (UB). De acordo com uma gravação, Bira disse que a prefeitura de Camaçari cobrou propina para representantes da empresa de água sanitária Dragão se instalar na cidade. Com a negativa do grupo empresarial, a cidade agraciada com a chegada de novos empregos foi Mata de São João. Que barraco você arrumou pra Elinaldo heim Bira? 

Parem de vender o Brasil

O Senado que, igualmente como a Câmara dos Deputados, também deu mais um sinal de que pouco se importa com o Brasil. Negócio são negócios. E para eles, claro! Agora se discute a absurda ideia de privatizar praias brasileiras transferindo áreas pertencentes a Marinha para o privado. Se bem que já tem muita gente super rica que invadiu e cercou áreas da Marinha em nosso litoral e o povo que dê a volta para passar. Manda quem tem dinheiro e quem não tem vai pra fila da regulação. Mas é isso. Eles estão no Congresso porque nos vendemos por migalhas enquanto eles vendem nossas riquezas por…

Fraport AG (VIABAHIA)

Nesta semana, o jornalista Leandro Demori denunciou que a Fraport AG, grupo alemão que administra o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, não vai trabalhar para drenar a água da enchente que invadiu o aeroporto. Demori lembra que na situação semelhante ocorrida ano passado no aeroporto de Frankfurt, que também é operado pela Fraport, a concessionária drenou a água da pista. Em contato com a Fraport AG, a empresa alegou que não age no aeroporto gaúcho porque é concessionária e não proprietária do Salgado Filho e informou que vai pedir renegociação do contrato. Parece até a VIABAHIA com as rodovias que administra aqui no nosso estado. Só visa os lucros. Para melhorias e reparos a VIABAHIA deve estar esperando uma vaquinha da sociedade para fazerem um PIX para ajudar na reforma. 

Jornalismo, um servidor do povo?

É como bem diz um membro desta Confraria: “todo caos que vive o Brasil a imprensa tem culpa no cartório”. A ditadura militar teve apoio da grande imprensa. A grande imprensa ajudou a montar a farsa chamada Fernando Collor. Apoia abertamente a privatização de importantes empresas nacionais. Alimentou ferozmente o golpe contra Dilma. Chegamos no limbo moral quando demos vez e voz ao bolsonarismo. Se arrependeram e de mãos dadas com Lula nas eleições de 2022, protegeu a democracia. Então não tem porque o espanto quando lemos e ouvimos grandes jornalistas e analistas políticos repetindo várias vezes nos horários nobres que o Governo de Lula foi derrotado pela Câmara dos Deputados com a manutenção do veto de Bolsonaro ao PL que criminaliza o uso de fake news. Quem realmente perdeu foi a sociedade. Mas a grande imprensa não está nem aí e ponto final. 

Vinicius Junior do Brasil

Com mais um gol na final de uma Champions League, marcado contra o Borussia Dortmund na tarde deste sábado (01), o brazuca Vinicius Júnior se tornou o mais jovem jogador a fazer dois gols em finais do principal torneio de futebol europeu. Jogando e muito, Vini se tornou uma das principais peças do Real Madrid. Mas nem tudo é festa. Vini tem sofrido muito racismo na Espanha. Mas como um titã, tem enfrentando essa histórica mazela social. Pena que tem feito isso quase sozinho. A classe pretaniana do futebol não é unida. Não abraçam Vini Júnior para juntos combater esse câncer social. Muitas estrelas pretas do futebol nacional só querem lacrar com suas glamourosas festas e bate-bocas nas redes sociais alheias. Em 2007 Kaká foi o melhor do mundo no futebol. Podemos ter em Vini essa conquista novamente. Mas a nossa principal conquista com ele é a luta contra o racismo. Você nos REPRESENTA, Vini jr.

Miau Futebol Clube

É, não tem jeito? O Vitória conseguiu perder jogando no Barradão, para o Atlético de Goiás que também está na zona de rebaixamento. O Leão da Barra que conquistou o Baiano se transformou num coitado do Miau, saco de pancadas na série A do Brasileirão. Endossamos o coro de um famoso apresentador de que já é hora de encerrar o ciclo da diretoria de futebol do Vitória. Sem ofensas, claro!

Conheça os parlamentares baianos que votaram para não criminalizar fake news. Alguns até tentam te iludir falando em liberdade de expressão. 

Leo Prates (PDT)
Capitão Alden (PL)
Roberta Roma (PL)
Raimundo Costa (Podemos)
Claudio Cajado (PP)
João Leão (PP)
Mário Negromonte Jr. (PP)
Neto Carletto (PP)
Antonio Brito (PSD)
Charles Fernandes (PSD)
Diego Coronel (PSD)
Gabriel Nunes (PSD)
Otto Alencar Filho (PSD)
Paulo Magalhães (PSD)
Adolfo Viana (PSDB)
Alex Santana (Republicanos)
Márcio Marinho (Republicanos)
Rogéria Santos (Republicanos)
Arthur Maia (União Brasil)
Dal Barreto (União Brasil)
José Rocha (União Brasil)
Leur Lomanto Júnior (União Brasil)
Paulo Azi (União Brasil)

Saiba que foram os parlamentares da Bahia que votaram para derrubar o veto de Bolsonaro e tornar fake news, crime.

Pastor Isidório (Avante)
Alice Portugal (PC do B)
Daniel Almeida (PC do B)
Félix Mendonça Júnior (PDT)
Lídice da Mata (PSB)
Ivoneide Caetano (PT)
Jorge Solla (PT)
Joseildo Ramos (PT)
Josias Gomes (PT)
Valmir Assunção (PT)
Waldenor Pereira (PT)
Bacelar (PV)