Por redação – Foto divulgação
‘Emília Perez’ está sendo duramente criticado por brasileiros e mexicanos após a premiação do Globo de Ouro no último dia 05 de Janeiro. O musical francês dirigido pelo diretor francês Jacques Audiard desbancou o filme ‘Ainda Estou Aqui’ na categoria ‘Filme em Língua não Inglesa’ e levou pra casa outros três troféus.
Apesar da qualidade de produção do filme e da abordagem de temas importantes no México como o narcotráfico e a crise dos desaparecidos, muitos mexicanos criticaram a produção por considerar estereotipado e minimizar dos problemas abordados. Outro ponto mencionado foi uma declaração do diretor de elenco que afirmou não ter escolhido atores mexicanos porque “não havia atores mexicanos talentosos o suficiente”.
Nas redes sociais, brasileiros e mexicanos se uniram para alertar os votantes do Oscar sobre as polêmicas envolvendo o musical e defender a produção brasileira ‘Ainda Estou Aqui’ que foi feito de latinos para latinos.
Em uma imagem que está sendo amplamente divulgada nas redes, diz que o México odeia o filme ‘Emília Perez’. “Está é uma mensagem para a academia: o México odeia Emília Pérez. Zombaria racista eurocêntrica. Quase 500 mil mortos, e a França decide fazer um musical, sem mexicanos na equipe ou no elenco”.
‘Emília Perez’ é estrelado por Zoë Saldaña e Selena Gomez que possui descendência latina, mas é norte americana. A trama é sobre uma advogada que recebe uma proposta de um poderoso chefe do narcotráfico que deseja realizar uma cirurgia de resignação sexual e abandonar o crime. No Brasil, o filme chegará ao cinema no dia 06 de fevereiro.