Por Redação – Foto Sudesb

A primeira medalha da Bahia na competição nacional foi de bronze no judô

O judoca Gabriel Santos, 16 anos, natural de Cruz das Almas, interior da Bahia, conquistou nesta quinta-feira (14), a primeira medalha da Bahia nos Jogos da Juventude que está sendo realizado na capital paraibana, João Pessoa.

Com apenas uma derrota no dia, o estudante do Grupo Escolar Maria Peixoto Barbosa conquistou o terceiro lugar em disputa com adversário do Distrito Federal na categoria superligeiro. Ele ainda disputará medalha na modalidade de wrestling, entre os dias 18 e 20 de novembro.

Em maio, Gabriel também foi campeão da seletiva dos Jogos Escolares Brasileiros Sub-18, nas modalidades de judô e wrestling, conquistando, assim, a vaga para o Gymnasiade Sub-18 (Mundial Escolar), que aconteceu no final de outubro em Bahrein, no oriente médio. No torneio Internacional, conquistou duas medalhas de bronze em ambas as modalidades.

A Bahia, o Brasil e o mundo a um click de distância. Siga nosso canal do WhatsApp.

Apoiado pelo Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Paralímpico – FazAtleta, o baiano falou da sua participação nos jogos da Juventude 2024. “Os Jogos da Juventude estão sendo uma experiência incrível, para mim. É algo que um jovem às vezes nem imagina que pode acontecer, e graças ao esporte, graças ao FazAtleta, eu estou conseguindo vivenciar tudo isso” disse Gabriel.

O Bolsa Esporte e FazAtleta também contemplam estudantes atletas classificados para os Jogos da Juventude 2024. Ao todo, 14 adolecentes recebem apoio dos programas de incentivo do Governo da Bahia, nas modalidades de badminton, ginástica rítmica, judô, natação e wrestling.

O primeiro grupo com 33 competidores baianos dos Jogos Escolares retornam de João Pessoa-PB no próximo domingo (17), mesmo dia em que a segunda parte da delegação baiana embarca, às 14h55, com 51 jovens de 13 a 17 anos do Aeroporto Internacional de Salvador para a competição nacional. As modalidades do segundo bloco serão basquete, ginástica artística, wrestling, natação, triathlon e vôlei de praia.

Os estudantes atletas do segundo grupo de viagem são oriundos de escolas públicas e privadas dos municípios de Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Itabuna, Jaguaquara, Luís Eduardo Magalhães e Salvador.

Delegação baiana

Ao todo, a Bahia será representada nos Jogos da Juventude por 189 pessoas, sendo 147 competidores, que estão fazendo a viagem divididos em três grupos, de acordo com o calendário de provas da competição.

Realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o maior evento esportivo escolar do país contará com 4,2 mil estudantes atletas de João Pessoa-PB e mais 26 unidades federativas do país, além de 750 treinadores e 558 árbitros contratados.