Por Redação- Foto Alma Preta/Reprodução

A Bahia enfrenta uma onda de violência promovida por integrantes de facções criminosas e muitos jovens estão perdendo a vida devido a um simples gesto com as mãos. No mundo do crime, o número “três” faz referência à facção do Bonde do Maluco (BDM). Já o número “dois”, está relacionado ao Comando Vermelho (CV).

Muitas pessoas sequer sabem que gestos que parecem simples, como dois dedos que simbolizam ‘paz e amor’ ou ‘vitória’, podem ser interpretados como apoio ao CV. Já um gesto como roqueiro, por exemplo, levantando três dedos, pode ser visto como uma saudação para integrantes do BDM. O ato com as mãos em uma localidade de risco pode acabar custando uma vida.

O jovem de 20 anos, Marcos Vinícius Alves Gonçalves, não sabia dessas informações e se tornou uma vítima. O ocorrido foi na tarde de segunda-feira (6) em Feira de Santana. O jovem foi morto a tiros por dois homens que, segundo a polícia, se aproximaram de Marcos, olharam seu celular e, em seguida, dispararam contra ele. O crime foi motivado por uma foto postada nas redes sociais, na qual o jovem fazia um gesto supostamente associado a uma facção criminosa.

Esses sinais com as mãos passaram a ser utilizados como símbolos pelas facções para facilitar a identificação dos aliados e dos adversários. Cortes de cabelo e sobrancelhas também não passam despercebidos. Se caso houver 2 ou 3 risquinhos no corte, os criminosos podem interpretar o indivíduo como integrante de algum grupo criminoso, mesmo que não tenha envolvimento.

As vestimentas também passaram a ser analisadas pelos integrantes. Usar uma camisa do Mickey com o símbolo de um personagem fazendo o sinal de “V” de vitória com as mãos pode ser interpretado como apoio ao CV.

Essa apropriação indevida coloca em risco civis e turistas inocentes, que não têm conhecimento das simbologias utilizadas pelos envolvidos. Vale ressaltar que todo cuidado é necessário, ver esse assunto de forma séria é importante para não ser um alvo desatento em um local de risco.