Single traz elementos do Pop, R&B e raízes fincadas entre a Bahia e América do Norte

Durante este período de pandemia, com tantas notícias ruins assombrando o Brasil e o mundo, a música serviu de acalanto para muitas pessoas. E um dos nomes mais ouvidos para salvar a tristeza nos últimos dezenove meses foi o da banda Gilsons. As linhas melódicas, vibe, sintonia e canções que falam direto para os corações foram conquistando cada vez mais adeptos e hoje a banda tem mais de 2 milhões de ouvintes mensais, apenas no Spotify.

A deliciosa versão de “Várias queixas” encantou o grande público, assim como o EP homônimo e as parcerias feitas com nomes como Júlia Mestre, Mariana Volker e Yoún. Agora, o trio formado por José GilFrancisco Gil e João Gil anuncia o primeiro full álbum com o single “Proposta”.  A música traz o romantismo na medida certa, e é um convite para “conquistar o mundo, sorrir, chorar e misturar a nossa cor na vida que brotar de nós”, como diz um trecho.

“Proposta” tem um som bem pop, com células do R&B e da MPB, mesclando estruturas mais acústicas e percussivas com beat moderno. A composição foi feita por Léo MuriciMariá Pinkusfeld e José Gil, que também assina a produção. A track é o início de um projeto construído com todo capricho, durante uma imersão do grupo num sítio em Araras com lançamento completo previsto para março do ano que vem. Mas, este single já serve como prova de que os Gilsons vão chegar com um disco de estreia já para se consolidar de vez na história da música brasileira.

“É um álbum que mostra um claro amadurecimento com relação às nossas canções e musicalidade. E ‘Proposta’ vem com essa ideia de voltar às nossas raízes e miscigenar nossas referências. Tem a mistura da pele dos tambores da Bahia com levadas afro americanas e sonoridades modernas com violão de nylon, percussão e sintetizadores” conta Francisco. “A gente acredita muito nesta música e sempre achou que ela deveria ser a primeira a ser lançada. Eu valorizo muito a força do beat e da produção musical, mas acho que a canção em si é o que torna ‘Proposta’ tão especial” avalia João.

José enfatiza que a faixa representa este novo momento e traz um viés ainda mais pop. “Está mesmo na intersecção das coisas acústicas com timbres mais eletrônicos e contemporâneos. ‘Proposta’ apresenta um disco que é a continuidade de tudo que a gente fez até aqui com composições que partiram de nós.