Por Redação – Foto Joá Souza/GOVBA

Em meio a agenda institucional no interior do estado, na manhã desta quarta-feira (27), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se solidarizou com as vítimas de um deslizamento de terra, no bairro de Saramandaia, em Salvador, onde o índice de chuva já é três vezes maior que o esperado para o mês de novembro – veja vídeo abaixo.

“Quero deixar uma mensagem de solidariedade às famílias e às pessoas que estão, nesse momento, sofrendo com as chuvas em toda a Bahia, em especial, hoje, em Salvador”, iniciou o gestor estadual

Jerônimo ressaltou a mobilização dos órgãos do Governo do Estado no atendimento às demandas de emergência.

“Nós estamos com a presença firme do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e toda a minha equipe, incluindo a de Saúde e a de Segurança Pública, atuando junto com a Prefeitura, junto com a comunidade, junto com as igrejas, para que a gente possa dar este apoio”.

Atuação dos Bombeiros

Equipes do corpo de Bombeiros do Estado (CBPM) estão atuando em diversos bairros da capital baiana, onde há registros de deslizamento de terra e desabamentos de casas, entre outras ocorrências.

Na coordenação das operações de resgate, em Saramadaia, onde já houve registro de um óbito confirmado, na manhã desta quarta (27), o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, afirmou que ainda há riscos de novos desabamentos e deslizamentos no bairro.

“Já temos conhecimento dessa vítima, mas os bombeiros continuam fazendo buscas por outras eventuais vítimas e realizando demais resgates. Estamos atuando com uma equipe muito grande aqui no local. Ainda não temos a dimensão real da tragédia, porque as informações são preliminares”, destacou o coronel.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a estrutura de múltiplas vítimas do Hospital Geral do Estado (HGE) está de sobreaviso e a postos, assim como o Hospital do Subúrbio.

“Havendo sinalização, a estrutura será montada em 30 minutos, área já liberada. Mesma operação de emergência de Carnaval”, informou a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana.

Equipes da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) também seguem de plantão e monitorando as regiões afetadas em toda a Bahia.