A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) anunciou, nesta quinta-feira (28), a implantação de um novo serviço de hemodinâmica na rede estadual. Com investimento superior a R$ 1,5 milhões em equipamentos, o Hospital Geral Ernesto Simões Filho (HGESF), que completou 39 anos nesta quinta (28), terá capacidade para investigar e identificar alterações na estrutura e no funcionamento dos vasos sanguíneos, de forma não invasiva. O novo serviço deve começar a funcionar ainda em 2021.

“Será possível diagnosticar doenças e outras condições que afetam o sistema circulatório, como obstruções de veias e artérias, ou aneurismas”, afirmou a secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, que visitou a unidade para dar a boa notícia aos funcionários e à comunidade.

A diretora-geral do HGESF, Cristiana França, explicou que será possível ampliar o número de atendimentos. “Hoje só operamos os casos infecciosos e isquêmicos, mas, a partir da implantação do serviço de hemodinâmica, poderemos fazer o diagnóstico precoce, evitando, assim, a amputação de membros”, disse a diretora.

Atualmente, o Hospital Geral Ernesto Simões Filho possui 175 leitos, sendo 60 de UTI, e realiza mais de 400 cirurgias por mês nas diversas especialidades. Somente neste ano, a Sesab já inaugurou novos serviços de hemodinâmica em Barreiras, Jequié e Irecê.

Fonte: Ascom/Sesab