Por Redação – Imagem Reprodução/Alertacidadao

O Alerta Cidadão estará disponível em site e aplicativo, e já vai estar funcionando no Carnaval

O Governo da Bahia lançou na tarde desta segunda-feira (29), o portal Alerta Cidadão, que tem o objetivo a realização de cadastro de veículos, celulares ou bicicletas pelos cidadãos, bem como registro e monitoramento de ocorrências em casos de furtos e roubos em Salvador e no interior do estado. A plataforma já começa a funcionar no Carnaval da Bahia 2024.

O governador Jerônimo Rodrigues destacou que o portal, a partir de agora, vai garantir agilidade na localização de bens perdidos com a rapidez que garantem as tecnologias.“Esse portal vai ser um canal de aproximação entre o que a pessoa perdeu (o seu patrimônio) e a chance de encontrar com rapidez”, avaliou.

O portal www.alertacidadao.ssp.ba.gov.br foi projetado pela equipe de tecnologia da SSP e conta com um layout intuitivo, que permite o cadastramento dos bens pessoais pela população baiana e eventual registro de ocorrência. O sistema emite um alerta temporário às forças de segurança, dando ao objeto roubado um status de restrição e o proprietário pode acompanhar a situação da denúncia e recuperação do bem.

Após ativado o alerta temporário, que dura até 48 horas, deve ser feito o boletim de ocorrência, em alguma delegacia do estado presencialmente, ou por meio da delegacia virtual. O alerta, então, passa a ter caráter permanente, respaldado pelo boletim de ocorrência. O alerta emitido poderá ser visualizado pelo policial em alguma abordagem ou investigação policial por meio de um aplicativo.

O secretário da segurança Pública, Marcelo Werner, explica que o portal também fará um trabalho preventivo ao tornar possível a consulta de um celular, bicicleta ou carro usado para saber se foi roubado. Os dados identificadores dos objetos registrados serão base para localização dos bens — o IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) para celulares; a placa para veículos; o número de série para de bicicletas.

“O Alerta Cidadão vai permitir uma maior interação entre a comunidade e as forças de segurança. A pessoa cadastra um veículo, uma bicicleta ou um celular e, em caso de perda, roubo ou especial de furto, pode entrar no aplicativo ou no site e informar esse extravio, dando um alerta”, afirmou o titular da SSP. Ainda segundo ele, se confirmado o porte indevido, caracterizado inicialmente o crime de receptação, ao lavrar a ocorrência, o dono vai receber um e-mail notificando que o bem foi recuperado.