Por Redação – Foto Divulgação

Em 2012, o governo de Mato Grosso adquiriu 40 trens com 280 vagões por R$ 497 milhões da empresa espanhola CAF para o projeto VLT de Cuiabá. Em agosto do ano passado, o governo da Bahia demonstrou interesse na aquisição e implementação desses trens para o VLT na região do Subúrbio de Salvador.

A mediação da negociação entre os dois governos está a cargo do Tribunal de Contas da União (TCU), por meio de um Grupo de Trabalho (GT). Nos últimos meses, essa negociação tem sido prorrogada devido à falta de acordo.

A apuração do Portal A TARDE indica que o impasse se deve, em parte, a questões relacionadas à logística e aos termos contratuais. No entanto, ambos os governos manifestam interesse em finalizar o acordo. Mato Grosso está solicitando cerca de R$ 1,2 bilhão pelos 40 trens, um valor que incluiria a correção pela inflação ao longo dos anos.

Em contrapartida, o governo da Bahia inicialmente propôs a quantia de R$ 600 milhões. Nos bastidores, o Palácio de Ondina indica estar disposto a negociar um valor entre R$ 650 milhões e R$ 700 milhões.

É importante ressaltar que os trens do VLT de Cuiabá-Várzea Grande, adquiridos em 2012, têm uma vida útil de 30 anos e estão inativos há 11 anos. Um estudo encomendado pelo governo, realizado pela empresa CCR, responsável pela gestão do metrô de Salvador, avaliou o estado de conservação dos equipamentos rodantes. A recomendação desse estudo sugere uma redução de 30% no valor original corrigido devido à depreciação dos trens.

Fonte: Jornal A Tarde