A sétima edição do Dia D de Inclusão Profissional das Pessoas com Deficiência (PCDs) e Reabilitados do INSS será realizada entre os dias 28 e 29 de outubro, com cadastramento na Rede SineBahia, intermediação para o trabalho e inscrição para cursos de qualificação e oficinas.

Os serviços são exclusivos para trabalhadores que possuem dificuldades, de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial e residem em Salvador Feira de Santana, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Caetité, Guanambi, Juazeiro e Itabuna. Em função da pandemia da Covid-19, todas as atividades serão realizadas pela internet.

PCDs e reabilitados que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou desejam participar de cursos virtuais de qualificação profissional devem preencher o formulário eletrônico disponível no site da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), informando dados pessoais, vaga e/ou curso de interesse.

A expectativa é que sejam ofertadas aproximadamente 200 vagas de emprego, com encaminhamento de 600 trabalhadores com esse perfil. Nos dias do evento, cerca de 50 empresas realizarão processos seletivos on-line com os candidatos pré-selecionados.

Programação

Nesta edição, será realizada uma homenagem à ativista e fundadora da Associação Baiana de Deficientes Físicos (Abadef), Maria Luiza Câmera, que faleceu no último mês de agosto.

Também haverá um Webinário sobre experiências exitosas de inclusão, com palestra da atleta de paracanoagem, medalhista e advogada, Naiara Falcão, e duas mesas temáticas: ‘Inovações e Tecnologias para o público PCD e Expectativas para o Mercado de Trabalho Pós-Pandemia’ e ‘Qualificação Profissional, Inclusão e Mudanças na Legislação Previdenciária durante a Pandemia’.

O evento é uma realização da Setre, em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), a Superintendência Regional do Trabalho (SRTE), o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Fonte: Ascom/Setre