Por Redação – Foto Feijão Alemida/GOVBA
O Governo do Estado entregou, nesta segunda-feira (23), a ampliação do serviço oncológico do Hospital da Mulher, localizado no Largo de Roma, em Salvador, com a entrega de 78 novos leitos, aumentando assim serviço junto ao público-alvo.
De acordo com a gestão estadual, as intervenções contabilizaram um investimento superior a R$ 58,1 milhões em obras e equipamentos. “Nós já temos ciência, temos tecnologia. Se a gente conseguir, na hora correta, detectar, acompanhar e fazer o tratamento da forma adequada, a gente resolve o problema. Não queremos prorrogar a vida, a gente quer curar as pessoas”, garantiu o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT),em cerimônia de inauguração.
Titular da Secretaria de Saúde da Bahia, Roberta Santana acrescentou que incremento também vai aumentar as vagas para cirurgias. “A ampliação do hospital elevou o total de leitos de 163 para 241, o que permitirá à unidade realizar mais de 200 novas cirurgias por mês. Foram contratados, ainda, 335 novos profissionais, entre médicos, equipes assistenciais e de apoio, fortalecendo, ainda mais, os serviços prestados às pacientes do Sistema Único de Saúde [SUS]”, detalhou.
Além da expansão dos serviços oncológicos quimioterápicos e cirúrgicos, o hospital conta com dois bunkers já preparados para receber aceleradores lineares — equipamentos de última geração utilizados na radioterapia —, e o serviço de braquiterapia, que permite a aplicação de radiação diretamente em tumores, sendo especialmente indicada para casos de câncer de útero e mama. O aporte destinado para equipamentos é de R$ 27,6 milhões, e eles já estão em fase de licitação.
Mais estrutura
O hospital também ganhará um prédio anexo, com três pavimentos interligados ao edifício principal. A nova estrutura abrigará serviços de diagnóstico por imagem, como tomografia, ressonância magnética e raio-x, bem como contará com uma nova Central de Materiais Esterilizados (CME), almoxarifado geral, rouparia e central de manutenção.