Governo do Estado e Consórcio Intermunicipal se unem para fortalecer a agricultura familiar no Médio Rio das Contas

Fotos: Renaque Barbosa/ Divulgação
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e o Consórcio Intermunicipal do Médio Rio das Contas (Cimurc) firmaram parceria, nesta quarta-feira (9/06), para  estimular a agricultura familiar no Território Médio Rio das Contas, por meio da estratégia Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia.

A parceria foi firmada durante assembleia extraordinária do Cimurc, realizada na Associação Comercial e Industrial de Jequié, no município de Jequié. O evento contou com a participação de dirigentes e da equipe técnica da SDR e de representantes das prefeituras e secretarias municipais de Agricultura dos municípios que compõem o consórcio, e seguiu os protocolos de segurança recomendados para prevenir a Covid.
“A assembleia do Cimurc foi importante pois permitiu verificar o interesse dos prefeitos em transformar a agricultura familiar num importante vetor de desenvolvimento local, no sentido de aumentar a produção e produtividade e, com isso, garantir que o agricultor permaneça produzindo, mas com satisfação e, o mais importante, sendo tecnicamente acompanhado. Com o cumprimento das metas que foram estabelecidas, com a concordância dos prefeitos e secretários municipais de Agricultura, vamos, cada vez mais, aumentar a participação dos alimentos produzidos no estado, no dia a dia da alimentação das famílias baianas”, destacou Josias Gomes, secretário de Desenvolvimento Rural (SDR).
O presidente do Cimurc e prefeito de Jequié, Zenildo Brandão Santana, conhecido como Zé Cocá, destacou a importância da presença da SDR na assembleia, que teve participação de representantes de 16 municípios: “A reunião trouxe um sentido para nossa região e a esperança que podemos, sim, ter uma região forte, produtora e com novos investimentos”.
Durante o evento foram apresentadas ações, realizadas pelo Governo do Estado, por meio da SDR, a exemplo do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), a implantação de tecnologias sociais de acesso à água para produção, distribuição de mudas, habitação rural, mecanização rural, regularização fundiária, fomento à produção e agroindustrialização.
Parceria Mais Forte
A estratégia da SDR, denominada Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, tem como objetivo garantir e ampliar a produção de alimentos no Estado da Bahia, por meio da articulação com as diversas instituições que executam políticas públicas para o desenvolvimento rural dos municípios baianos. A meta é qualificar os processos de gestão e de execução dessas políticas públicas para a produção de 1,31 milhão de toneladas de alimentos, até 2022, envolvendo 130 mil unidades de produção familiar de todo o estado.
Entre as metas que estão sendo estabelecidas e executadas pela parceria firmada com os consórcios públicos, estão o planejamento da produção de forma organizada e com rastreabilidade; serviço de Ater; regularização fundiária e ambiental; implantação ou requalificação de agroindústrias de beneficiamento e agregação de valor à produção; distribuição de insumos agropecuários de fomento à produção e desenvolvimento de tecnologias que aumentem a produtividade e sustentabilidade; e disponibilização de linhas de crédito rural, entre outras.
Investimentos realizados
No Território Médio Rio das Contas, só por projetos do Governo do Estado, como o Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), foram realizados investimentos da ordem de R$11,7 milhões, em 31 projetos, beneficiando diretamente 897 famílias. Em todo o estado, já foram investidos, desde 2015, por meio do Bahia Produtiva, mais R$ 572,4 milhões em ações para aumentar a inclusão produtiva e o acesso ao mercado dos agricultores familiares e outras populações tradicionais, beneficiando 42.293 famílias, com 1.264 ações em diversos sistemas produtivos.

Ascom SDR/CAR