O governador Rui Costa entregou, no início desta noite de domingo (26), seis ambulâncias para os municípios de Ubaíra, Itororó, Itapetinga, Pau Brasil, Itapitanga e Ilhéus, onde segue nesta segunda-feira (27) coordenando os trabalhos de apoio às vítimas das fortes chuvas que estão caindo em toda a Bahia. Nesta segunda-feira (27) pela manhã, o helicóptero do governador vai levar água, alimentos e medicações ao município de Itapitanga, que se encontra completamente ilhado.

Mais cedo, o governador sobrevoou os municípios da região e se reuniu na base implantada no município com o ministro da Cidadania, João Roma, os secretários de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, e da Saúde, Tereza Paim, com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini e com o superintendente da Defesa Civil do Estado, Miguel Almeida.

“São 58 cidades que estavam total ou parcialmente submersas hoje, tanto a zona rural como a urbana. Temos um número estimado de 20 mil pessoas desalojadas, e esse número é apenas uma estimativa, porque dada a dimensão, não é possível calcular exatamente quantas pessoas estão fora de casa”, afirmou Rui. “Vai desde o extremo-sul, passando pelo Vale do Jiquiriçá, a região de Jequié, e hoje quatro cidades do oeste da Bahia também tiveram alagamento em muitas comunidades. Então é uma tragédia nunca antes vista na Bahia, seja pela quantidade de casas, número de cidades ou extensão territorial”.

Segundo Rui, o momento é de acolhimento. “Essa extensão é muito grande, o impacto gigantesco pelo número de pessoas, de casas atingidas. Então, esse primeiro momento é de dar acolhimento às pessoas, tirá-las das áreas de risco, para, em um segundo momento, entrarmos para recuperar a infraestrutura e ver o tamanho do estrago físico que as águas provocaram”.

Equipamentos de outros estados

O governador agradeceu o esforço e a boa vontade de vários estados. “Já chegaram aqui equipes de São Paulo, os equipamentos devem estar chegando amanhã. Recebemos equipamentos e equipes de Minas Gerais, de Sergipe, vários outros estados prometeram ajudas que deverão chegar a partir de amanhã”.

Rui destacou a necessidade de equipamentos em quantidade e qualidade. “Como a extensão da área é muito grande, precisamos de muitos equipamentos, como botes, lanchas, helicópteros e pessoal. Então, nesse primeiro momento, é preciso resgatar pessoas doentes, em regiões alagadas, estamos tirando muita gente de isolamento. É importante agora orientar as pessoas para que busquem os pontos mais altos enquanto a ajuda chega”.

De acordo com o coronel Marchesini, já estão definidos os pontos de distribuição de alimentos, os pontos operacionais de resgate e de aeronaves. “Esse trabalho já foi feito, já estamos preparando o material para, a partir de amanhã de manhã, a gente dar continuidade para que esse trabalho seja desenvolvido”. Segundo Marchesini, os Bombeiros contam com uma base de transporte aéreo no Aeroporto de Ilhéus, em Itabuna, Vitória da Conquista, Jequié, Itapetinga e Santo Antônio de Jesus. “São bases onde temos tropas fazendo resgates de pessoas ilhadas”.

Governo federal e forças armadas

O ministro João Roma disse que as forças armadas estão enviando mais ajuda. “Hoje já chegou uma aeronave da Polícia Rodoviária Federal, amanhã chegam mais três da marinha, de grande porte, totalizando quatro helicópteros. O coronel Lucas chegou aqui em Ilhéus hoje e já estabeleceu o centro de comando da Defesa Civil Nacional. A equipe da Força Nacional SUS já chegou com uma parte do contingente, ao todo serão 90 médicos na Bahia até amanhã. Também serão enviados mantimentos e medicamentos, como foi solicitado e acordado com a secretária Tereza Paim”.

Balanço

De acordo com os dados repassados pelos municípios e totalizados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), o estado tem 16.001 desabrigados pelas chuvas, 19.580 desalojados, dois desaparecidos e 18 mortos. A Bahia tem, neste momento, 72 municípios em situação de emergência reconhecida pelo Governo do Estado. Até ontem, 25 cidades faziam parte da lista, mas hoje o governador Rui Costa reconheceu outras 47 nesta condição. Do total de 72 cidades, 58 delas estão também em situação de crise por conta das enchentes.

Fonte: Portal GOV BA