Por Redação – Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por meio do Novo PAC, municípios do Rio Grande do Sul receberão investimentos que ultrapassam R$ 1,4 bilhão para obras e projetos selecionados pela Casa Civil da Presidência e o Ministério das Cidades. Todos os projetos enviados pelo estado para obras de encostas foram contemplados. Com as propostas escolhidas, o Rio Grande do Sul contará com investimentos do Governo Federal em 652 equipamentos e obras. Esses investimentos beneficiarão mais de 4,2 milhões de habitantes da região, representando 39% da população do estado.

“Esse valor não é um recurso emergencial, já estava previsto dentro do Novo PAC. A seleção foi feita com o objetivo de contemplar os municípios em áreas de risco, em diálogo com os prefeitos e governadores, analisando as realidades e necessidades de cada lugar, mas também acompanhando os cenários e os eventos climáticos. A realidade do Rio Grande do Sul, por exemplo, quando iniciamos o período para envio dos projetos era uma, agora é outra completamente diferente”, afirmou o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

A lista dos investimentos foi divulgada nesta quarta-feira (8), em evento com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. Os recursos são para obras e equipamentos de abastecimento de água; urbanização; prevenção a desastres naturais, contenção de encostas; regularização fundiária; e renovação de frota, que chegam em um momento oportuno e necessário para toda a população afetada pelas fortes chuvas que causaram transtornos e prejuízos no estado.