Edição Jesus Souza – Foto Isaac Amorim/MJSP

Ministétio da Justiça e criadores de conteúdo para público infantojuvenil e representantes de plataformas participam de rodas de conversa sobre segurança nas redes

Representanteas do Governo Federal se reunam com vinte e cinco influenciadores digitais no Palácio da Justiça, nesta segunda-feira (11), para debater a construção de um ambiente virtual mais seguro para crianças e adolescentes. O encontro é promovido pela Secretaria de Direitos Digitais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com a instituição Redes Cordiais, com apoio do YouTube, do TikTok, da Discord e do Xavier Vasconcelos Advogados. Participam influenciadores que dialogam com o público infantojuvenil, ou seus responsáveis, jornalistas, psicólogas, pediatras e educadores.

Tems como educação midiática, controle parental e segurança digital estão na pauta de discuçssão do grupo. Será realizada uma visita ao Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), área do MJSP que tem desempenhado papel significativo na prevenção e na investigação de crimes virtuais no País.

A programação conta ainda com uma mesa de discussão sobre políticas públicas do Governo Federal, com representantes da Secretaria de Articulação e Monitoramento de Políticas Sociais da Casa Civil, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, do MJSP e da Polícia Federal.

O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski partipará do encerramento do evento com a presença também da diretora de Direitos Digitais do MJSP, Nathalie Fragoso.

O objetivo dessas discussões é estimular os influenciadores a produzirem e ajudarem a espalhar conteúdos mais construtivos, com informações sobre como usar as ferramentas de controle parental, e a oferecerem dicas práticas sobre identificação dos primeiros sinais de problemas de saúde mental, como depressão, vícios ou até mesmo de envolvimento com grupos radicais.

A Bahia, o Brasil e o mundo a um click de distância. Siga nosso canal do WhatsApp.

Aliança
A secretária de Direitos Digitais, Lílian Cintra de Melo, classifica o projeto como o reconhecimento do Governo Federal da urgência de garantir um ambiente digital mais seguro para crianças e adolescentes. “O evento sela importante aliança entre os agentes do Estado que formulam e implementam as políticas públicas de defesa, promoção e efetivação de direitos de crianças e adolescentes e os influenciadores que dialogam amplamente com a sociedade sobre esse tema”, afirma.

Para a cofundadora e diretora-executiva do Redes Cordiais, Clara Becker, pessoas que falam diretamente com milhares de seguidores têm enorme poder de influência e são atores estratégicos para o trabalho em conjunto. “Acreditamos que influenciadores, pais, responsáveis, jornalistas, jovens e educadores com maior conhecimento sobre as ferramentas de segurança on-line, controle parental e educação midiática são aliados importantes no fortalecimento dessa rede de proteção”, diz.

Influenciadores participantes
Participam do evento Armando Colussi, Cecília Dassi, Cris e Paulo Coimbra, Eduarda Duarte, Erick Clepton, Fernando Fernandes, Hallison Paz, Januária Alves, Jooj Natu, Juliana Braga, Lua Barros, Luiza Brunet, Márcia Tosin, Mariana Fulfaro, Natália Bastos, Rosilene Costa, Tadeu França, Sheylli Caleff, Shirley Hilgert e Yasmin Garcez.

Com informações do portal GOV.BR