Por Redação – Foto Matheus Landim/GOVBA

O Governo do Estado intensificou o movimento Bahia Sem Fogo, um dos principais programas de combate a incêndios florestais, e já conseguiu sensibilizar mais de 13 mil pessoas em 36 municípios das regiões mais vulneráveis do estado, que incluem a Chapada Diamantina, o Oeste e o Norte baiano.

De acordo com Daniella Fernandes, diretora-geral da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o projeto vem crescendo nos últimos anos. “A gente atua em três eixos distintos: prevenção, combate e mitigação. E a gente faz também a análise de dados passados, dados históricos, para fazer o planejamento das ações a cada ano” declarou

Outra ação

Comandante de operações dos Bombeiros, Coronel Jadson Almeida, destacou a utilização de ferramentas como o Painel do Fogo, que tem auxiliado a corporação na implementação de ações mais efetivas contra os focos de incêndio, resultando na redução dos casos, especialmente neste mês de setembro.

“O Painel é um sistema nacional que permite às corporações visualizar o local exato das ocorrências. Isso facilita o trabalho, pois, com esse monitoramento, conseguimos chegar mais rapidamente ao local. A intenção é proteger tanto a nossa população quanto a nossa natureza, e essa ferramenta nos ajuda bastante”, explicou o coronel.

O trabalho de prevenção e combate ao fogo em todo o território baiano é coordenado pela Sema e envolve a colaboração de brigadas voluntárias e municipais, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA).

A ação conta também com a participação de técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), prefeituras locais, e das secretarias de Segurança Pública (SSP) e Saúde (Sesab). Outras instituições, como a Casa Civil, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), também estão engajadas na missão.