O gabinete de ministros da Rússia aprovou nesta sexta-feira (14) uma lista de “países hostis”, composta por EUA e República Tcheca, segundo uma disposição publicada no site oficial de informação jurídica da Rússia.

“Aprovar a lista adjunta de Estados estrangeiros que cometem ações hostis contra a Rússia, os cidadãos da Rússia e as pessoas jurídicas russas”, diz o documento.

As restrições se aplicam com base no decreto Nº 243 do presidente russo, Vladimir Putin, datado de 23 de abril de 2021, “sobre a aplicação de medidas para […] contrapor as ações pouco amistosas de Estados estrangeiros”.

Além disso, a disposição determina o limite de pessoas que as representações de outros países podem contratar na Rússia.

Com isso, as representações da República Tcheca podem contratar, no máximo, 19 funcionários na Rússia, enquanto os Estados Unidos não têm esse direito.

O governo da República Tcheca, por sua vez, reagiu através de um comunicado assinado pelo Ministério das Relações Exteriores, no qual afirma que a decisão de incluir o país nessa lista representa mais um passo para a deterioração das relações de Moscou com Praga, e também com a União Europeia (UE) e sues aliados.

 

Fonte: Sputnik Brasil