Com o objetivo de promover inclusão social por meio do esporte, o Projeto Ginga de Peito Aberto vai promover no próximo sábado, 3 de agosto, mais uma edição do evento “Griô” da Capoeira, onde o público poderá aprender sobre a importância histórica e cultural do esporte. A atividade será realizada na escola Vale das Pedrinhas a partir das 9h30.

O coordenador técnico do projeto, Anderson Lopes, falou sobre a importância do evento: “Salvador é um dos grandes polos da capoeira no Brasil. Eventos como o Griô são extremamente necessários para cultivarmos ainda mais essa arte na nossa cidade. A capoeira é contagiante, é alegre, é envolvente. Temos que valorizar nossa cultura”, afirmou.

No último sábado o evento contou com a presença do Mestre China que falou como a capoeira mudou a vida dele. Depois foi a vez do Grupo São Bento fazer uma apresentação cultural e, no final, num momento repleto de emoção, alunos e convidados fizeram uma grande roda com muita ginga e muita dança.

Além do aprendizado teórico sobre a capoeira no Brasil, o “Griô” da Capoeira contou com intérprete de Libras durante todo o evento promovendo inclusão social. Um dos diferenciais do Projeto Ginga De Peito Aberto II é justamente a acessibilidade. São 450 crianças e adolescentes beneficiados em Salvador incluindo alunos com autismo, síndrome de down e paralisia cerebral.

Crianças e adolescentes de 7 a 17 anos que tiver interesse em participar do projeto, ainda tem vagas para novos alunos. Além das aulas de capoeira, as atividades também abordam às questões históricas da capoeira com o objetivo de gerar acesso à educação através da cultura popular.

Por: Jailson Santos

Projeto atende portadores de síndrome de down, autista e paralisia