Por Redação – Foto Caíque Rodrigues/g1 RR

 

Dezoito cidadãos brasileiros, sendo 16 homens e duas mulheres, encontram-se detidos na cidade de San Félix, Venezuela, acusados de participação em garimpo ilegal nas proximidades da fronteira com a Guiana. A Embaixada do Brasil em Caracas foi notificada das prisões em 18 de novembro de 2023, porém, o Itamaraty não divulgou a data exata da detenção.

O setor consular tem acompanhado de perto o caso, e os diplomatas brasileiros estão atentos aos desenvolvimentos. A primeira audiência de julgamento estava inicialmente programada para a última terça-feira (16), mas foi adiada para a próxima terça (23), em Puerto Ordaz.

O grupo detido recebeu a visita de um representante da Embaixada, que verificou as condições da prisão e buscou mais detalhes sobre o processo, conforme informado pelo Itamaraty em nota oficial.

Roraima, estado brasileiro que faz fronteira com a Venezuela, é reconhecido como a principal rota utilizada por garimpeiros para acessar áreas de exploração ilegal no país vizinho. Vale lembrar que em 2022, quatro brasileiros enfrentaram acusações semelhantes na região de Imataca, na Venezuela, sendo liberados três meses após a prisão.