Por Redação – Créditos da Foto – Getty Images

Por conta do rápido envelhecimento da populaçãp japonesa, a empresa oji holdings, uma fabricante de fraldas descartáveis, anunciou que vai deixar de produzir na modalidade para bebês no Japão e focará apenas nos produtos para terceira idade.

No ano passado, nasceram 758.631 bebês no país asiático. Uma queda de 5,1% em relação há 2022.Foi o menor número de nascimentos desde o século 19. Na década de 1970, nasciam mais de dois milhões de crianças por ano.

A Oji Holdings informou através de uma nota que sua subsidiária, a Oji Nepia, fabrica atualmente 400 milhões de fraldas infantis por ano. E a produção vem caindo desde 2001, quando a empresa atingiu o pico — 700 milhões de fraldas. Outra fabricante de fraldas do Japão, a Unicharm, maior empresa do ramo, informou que suas vendas de fraldas para adultos também tinham ultrapassado a fabricação de fraudas infantis.

Segundo reportagem da BBC Brasil, o Japão tem uma das populações mais velhas do planeta com quase 30% dos seus habitantes com mais de 65 anos de idade. Em 2023 pessoas com mais de 80 anos ultrapassou pela primeira vez a marca dos 10% da população.

“O Japão está prestes a saber se podemos continuar a funcionar como sociedade”, disse o primeiro-ministro, Fumio Kishida, no ano passado, acrescentando que se tratava de um caso de “agora ou nunca”.

A China também viu a sua população cair pelo segundo ano consecutivo em 2023 — e, assim como o Japão, introduziu vários incentivos para aumentar a taxa de natalidade. Mas o envelhecimento da população e o impacto da política do filho único, que durou décadas e terminou em 2015, também estão gerando desafios demográficos na China.

Fonte BBC Brasil