Após duas semanas de força-tarefa, a Fundação Hemoba inicia mais uma parceria, ampliando o atendimento para a região de São Cristóvão, com abertura de uma unidade fixa de coleta no Salvador Norte Shopping a partir desta terça-feira (3). Os atendimentos serão realizados das 11h às 19h, de segunda a sábado.

A ação tem o objetivo de melhorar a cobertura aos hospitais da Bahia, que têm demandado mais bolsas para transfusões de sangue, com a retomada das atividades e reabertura das estradas em todo o estado. No Salvador Norte Shopping, a triagem será realizada em uma loja na entrada do centro comercial e coleta na unidade móvel.

O diretor-geral da Fundação Hemoba, Fernando Araújo, explica que a parceria da instituição com o grupo JCPM, que administra o shopping, já chega a 10 anos e que ter duas unidades fixas no Salvador Shopping e agora no Salvador Norte Shopping será importante para a ampliação do serviço no período festivo. “Nossa intenção é melhorar nossa cobertura de atendimento durante as festas de final de ano e conseguir melhorar os estoques para responder bem a demanda até o primeiro trimestre de 2021”, completa.

De acordo com a coordenadora de coleta e captação, Iara Matos, a instalação da unidade em uma loja dentro do shopping também vai fortalecer o acolhimento aos doadores da região de São Cristóvão e aos funcionários e consumidores do shopping. “Essas parcerias são de suma importância para a Fundação Hemoba no desenvolvimento da política estadual de sangue na Bahia e terá um impacto positivo nas coletas, assim como tivemos no Salvador Shopping”.

No Salvador Norte Shopping, os atendimentos serão realizados por ordem de chegada, com acesso de apenas dois doadores por vez na unidade móvel, restrição que será mantida para segurança dos doadores e funcionários durante a pandemia. Também serão mantidos os protocolos de segurança já conhecidos, com medição de temperatura dos candidatos, disponibilização de álcool em gel na entrada do shopping e acesso à unidade e uso obrigatório de máscara de proteção.

Força-Tarefa pela Solidariedade

A Força-Tarefa pela Solidariedade, ação de mobilização de doadores que ocorre há duas semanas em todo estado, chega a sua última semana com coleta externa no Extra, da Rótula do Abacaxi, das 8h às 17h, desta terça-feira (3) até sexta-feira (6). A unidade móvel estacionada no Salvador Norte Shopping será parte da agenda desta semana, com atendimentos nos mesmo dias, das 11h às 19h, na entrada do centro comercial.

Agendamento de grupos

Nas unidades fixas de coleta, em Salvador e interior do estado, grupos de todos os segmentos da sociedade estão sendo recepcionados. As doações em grupo precisam ser agendadas pelo e-mail [email protected], com informações do nome do grupo, quantidade de doadores e segmento.

Após a confirmação do agendamento, cada grupo recebe um código personalizado para contabilizar o número de candidatos à doação que foram mobilizados e que compareceram ao hemocentro. Para agendamento individual, o candidato deve acessar o site da Hemoba ou entrar em contato por telefone com a unidade de sua região.

Sobre a doação

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Fonte: Ascom/Hemoba