A Semana Nacional do Doador de Sangue, celebrada nas 24 unidades de coleta da Fundação Hemoba em toda a Bahia, termina neste sábado (28) com o ‘Sabadão Solidário’ na sede da instituição, na Vasco da Gama, em Salvador, nos postos de coleta do Salvador Shopping e do Salvador Norte Shopping, e nas unidades do interior, localizadas em Itapetinga e Teixeira de Freitas. Só na capital baiana, a semana dedicada ao doador registrou, de segunda até esta quinta-feira (26), a presença de 1.171 voluntários à doação, 843 bolsas de sangue coletadas e 131 novos cadastros de doadores de medula óssea.

No ‘Sabadão Solidário’, as unidades de coleta funcionarão com horários especiais, a fim de manter os estoques de sangue e mobilizar voluntários para o incentivo à doação de sangue entre amigos e familiares. Na ocasião, a sede da Hemoba atenderá das 7h30 às 16h, com agendamento da coleta e atendimento de forma espontânea, por ordem de chegada. Nos centros comerciais Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, os atendimentos acontecerão das 11h às 19h.

Em Salvador, os agendamentos para doação neste sábado podem ser feitos pelo www.hemoba.ba.gov.br, através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (71) 3116-5643.

Já na unidade de Itapetinga, o horário de funcionamento será das 8h às 12h, com agendamento através do número (77) 3261-7697 e em Teixeira de Freitas, das 8h às 14h com agendamento através dos telefones (73) 3011-2739/2740. Em ambos os locais também acontecerão atendimentos por ordem de chegada.

Dados – A pandemia e a necessidade de isolamento social produziu uma queda na coleta das bolsas, que gerou uma baixa percentual de 26,51% das bolsas e 28,19% dos candidatos à doação em relação ao mesmo período de 2019. No início da pandemia, esse dado chegou a 40%.

Sobre a doação – Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Fonte: Ascom/Hemoba