Por Confraria do NB – Reprodução/Instagram GovBa

Herança do guerreiro

Nos deixou nesta semana um companheiro de muitas lutas, Luiz Alberto. Uma gigante história de combate ao racismo que não cabe em centenas de linhas desta coluna. Luiz deixou um legado para seus sucessores. Dizem que perderam o mandato porque o “dito companheiro” puxou o tapete vermelho. Mas agora o governo da Bahia tem um companheiro de verdade, Jerônimo Rodrigues, que costumeiramente é elogiado pela sua simplicidade. E assim foi também no enterro com companheiro Luiz Alberto. Jerônimo, nosso “jovem” governador das origens dos nossos ancestrais tem a missão de conduzir a tropa de Luiz Alberto nas lutas por reparações e nas conquistas sociais. Boa sorte Cacique!

Batalha tripla por Lauro

O deputado federal Leandro de Jesus (PL), afimou que tem interesse na candidatura pela prefeitura de Lauro de Freitas. Escolhido pela imprensa baiana como um dos parlamentares mais atuantes na ALBA em 2023, Leandro vai pro embate em Lauro, contra a questiona da gestão de Moema Gramacho (PT) e agora a nova turma do deputado federal João Leão, que provavelmente terá a vereadora Débora Regis como cabeça de chapa. Lauro terá em 2024 umas das eleições municipais mais batalhadas dos últimos tempos. Veremos…

Amigos, irmãos, políticas à parte

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), disse na coletiva de imprensa no café que ofereceu aos jornalistas na quinta-feira, que está focado na sua reeleição para vereador e presidente da Câmara em 2024. Questionado sobre como anda sua amizade com o vice-governador Gerado Júnior (MDB), Muniz reafirmou os laços de irmandade com Geraldo. Lá atrás no carnaval deste ano Muniz repetiu enfaticamente que caminharia ao lado de Geraldo, se o mesmo unisse a base do governo do estado em seu favor. Tudo indica que Geraldo terá êxito. Me Muniz não teve paciência para esperar e logo anunciou apoio ao prefeito Bruno Reis. Amigos, irmãos, políticas a parte, deveria ter dito Muniz lá no passado Carnaval.

Saga de um iraraense

Quis os bons ventos fazer com que membros desta Confraria numa rápida passagem por São Paulo para participar do Bota Fora do Barão de Itararé, e por aqui encontramos um baiano da cidade de Irará lançando o livro ‘Memórias de um Gigolô Baiano’, onde ele conta boas histórias da boemia soteropolitano. O nome da incrível figura é Rui Santana que hoje caminha pelos estados brasileiros se comunicando com Deus e o mundo no bom e velho estilo alegre que reina na essência do baiano.

Um governo aprisionado

O Artigo 32 (“Estabilidade do Acordo”) do contrato assinado entre o governo da Guiana e a norte americana Exxon Mobil. afirma que o governo “não deve alterar, modificar, cancelar, rescindir, declarar inválido ou inexequível, exigir renegociação, impor substituição ou procurar evitar, alterar ou limitar este Acordo” sem o consentimento da Exxon Mobil.” Este acordo aprisiona todos os futuros governos guianenses. O acordo foi alcançado em águas disputadas com a Venezuela desde o século XIX.

Feira merece mais

Historicamente conhecida como Princesa do Sertão, Feira de Santana “desfruta” a vinte anos da gestão do grupo ligado a Zé Ronaldo (UB), que tem como seu opositor o petista Zé Neto que parece o Botafogo na disputa. Na hora “H” perde o título. Uma figura surge nas sombras dos Zés de Feira de Santana. O deputado estadual Pablo Roberto (PSDB), se coloca como uma terceira via nesta disputa. Pesquisas internas apontas Zé Neto e Ronaldo como os principais nomes para 2024. Mas uma outra pesquisa coloca Pablo numa posição confortável na tabela. Pablo é o que tem o menor índice de rejeição colocando seu nome junto aos tradicionais Zés. Dizem que Pablo beira o 1% de rejeição contra os mais de 30% de Ronaldo e Neto. Agora é esperar um dia após o outro para ver o resultado. Mas que Feira merece mais do que o que já teve, isso merece. E se Zé Neto não for dessa vez, de novo, então é melhor desistir ou fazer o caminho de Colbert. Ser vice de alguém.

Crime Ambiental em Feira

Jhonatas Monteiro (PSOL), vereador de Feira de Santana, denunciou uma extração ilegal de areia no Parque São Jorge, no Santo Antônio, junto com um aterramento de uma lagoa com restos de construção e supressão da vegetação, sem nenhuma identificação de licença ambiental. De acordo com o edil a suposta operação clandestina está ocorrendo enquanto a secretaria do Meio Ambiente da cidade dorme no ponto e cobrou uma ação do MPBA sobre o caso. Feira, Feira. Eu te conheço Feira.