Por Yuri Abreu – Foto Divulgação/Alba

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) afirmou, nesta terça-feira (29), que a legenda da qual ele faz parte pode ingressar com uma ação, na Justiça, para evitar que Adolfo Menezes (PSD) seja reconduzido, pela segunda vez, à Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Apesar de não se manifestar publicamente como postulante à vaga, o pessedista já conta com o apoio de mais de 20 deputados estaduais, a maioria do bloco governista. No entanto, o anseio de Adolfo pode vir a se concretizar, uma vez que no Supremo Tribunal Federal (STF) há o entendimento, após sucessivos julgamentos do tipo, de que é permitida apenas uma reeleição ou recondução sucessiva ao mesmo cargo da mesa diretora da Assembleia Legislativa.

“A possibilidade de eu declarar apoio a candidatura de Adolfo é nula”, disparou Hilton em declaração à imprensa. “Na nossa avaliação, inclusive ela nem deveria estar posta, já que houve uma posição definida pelo próprio Adolfo, em 2017, que vetou constitucionalmente a perspectiva de reeleição. Agora, pra nós é melancólico que o próprio Adolfo cogite com a possibilidade de romper com aquilo que foi o mínimo de demonstração de coerência”, acrescentou.

“Nós estamos discutindo [a possibilidade de judicializar a questão]. Temos que ver realmente a base legal para fazer uma coisa desse tipo. Mas, nada está afastado”, concluiu o deputado estadual.