O Hospital Icaraí, localizado em Niterói, recebeu a Acreditação Diamante, certificação internacional fornecida pelo selo “Qmentum International”, modelo de avaliação de serviços de saúde da “Accreditation Canada”, aplicado em mais de 30 países.

Essa certificação assegura que o hospital faz uso da governança clínica como princípio norteador, tendo uma visão voltada ao cuidado centrado no paciente. Dessa forma, a instituição atende aos requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais, como a implantação de protocolos, identificação segura dos pacientes, administração de medicamentos, higienização, entre outros procedimentos.

Com essa acreditação, o Hospital Icaraí precisa seguir essas práticas durante os próximos três anos através de um mapa de desempenho da qualidade para documentar e rastrear as ações de melhoria contínua na saúde.

“As metodologias aplicadas nos processos de acreditação orientam a construção de um modelo de excelência voltado para gestão e, principalmente, para qualidade e segurança na assistência, com destaque para o protagonismo do paciente.”, explica a doutora Patrícia Martins, gestora clínica do Serviço de Pediatria e médica do Escritório de Projetos do Hospital Icaraí.

A médica complementa ainda que “É possível, ao hospital, estabelecer uma entrega tangível de valor em saúde e promover resultados que sejam percebidos por todos aqueles que acessam os serviços, sejam pacientes, colaboradores e, inclusive, as operadoras de saúde”.