Evento tem como propósito celebrar as existências, atuações profissionais  e fortalecer a articulação entre mulheres pretas. Realização da Simone Braz Produções, Coliga Produções, Batida das Pretas e Ialodês Residência Criativa. 

As Produtoras Culturais Simone Braz, da Simone Braz Produções, e Camila Brito, da Coliga Produções, realizam um colab e promovem o  I Encontro de Produtoras Culturais Pretas de Salvador que acontece dia 24 de agosto,  partir das 18h30, e acontece na Casa Lá Frida Bike, no Santo Antônio. As inscrições podem ser realizadas através do sympla: https://www.sympla.com.br/evento/i-encontro-de-produtoras-culturais-pretas-de-ssa/1676933 com uma contribuição de R$ 10

O evento nasce com o propósito de celebrar as existências e atuações profissionais de mulheres pretas, além de fortalecer uma articulação entre produtoras pretas e para a produção cultural afro-diaspórica em Salvador-Ba. É também uma ação que dá continuidade às celebrações e às articulações do Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Dia Nacional da Mulher Negra (Tereza de Benguela).

“A ideia do encontro é partilhar um momento leve e de autocuidado, levando em conta que em nossas atuações profissionais somos muitas vezes desumanizadas e levadas a condições de exaustão”, diz Camila Brito, da Coliga Produções e idealizadora do projeto Batida das Pretas, plataforma musical voltada para mulheres negras e indígenas. Além disso, o ENCONTRO também propõe  uma troca de experiências e sobre perspectivas de bem viver dentro do campo da produção cultural.

“Será um dia para chorar as pitangas, mas também para nos conhecer e trocar experiências. Aquele verdadeiro after das produtoras, com comidinha, bebidinha, leveza e papos de backstage“, diz Simone Braz, da Simone Braz Produções e idealizadora da Ialodês Residência Criativa, plataforma de formação para Produtoras Culturais pretas.

SERVIÇO

Evento: I ENCONTRO DE PRODUTORAS CULTURAIS PRETAS DE SSA

Casa La Frida Bike

Quando: 24 de agosto, quarta-feira

Horário: 18h30 – 23h

Realização: Simone Braz Produções, Coliga Produções, Batida das Pretas e Ialodês Residência Criativa

 

Programação 24 de agosto de 2022:

18:30 Abertura / Comidinhas & Bebidinhas

19:00 Chegança

19:30 Rodada de apresentação das convidadas e partilha breve de projetos

21:00 Partilha dos resultados colhidos no formulário de inscrição das participantes

21:30 Karaokê & Backstage

23:00 Encerramento

 

CONVIDADAS

Ana Cristina Santa Rosa, produtora de eventos com atuação nas áreas de esportes,  corporativos, shows e ações promocionais. Com perfil e habilidade para logística, se apaixonou pela área de licenciamento e alvará para eventos. Em Salvador, passou pelo Jornal A Tarde e TV ARATU, atuando  em eventos como Travessia Mar Grande Salvador, Troféu Dodô e Osmar, Scream Festival, Arraiá do Galinho e demais produções das instituições. E neste exato momento, produtora do Festival AFROPUNK.

Ana GB é relações-públicas e produtora “universal” porque ela mete a mão na massa em qualquer projeto, trabalha no mercado cultural de Salvador desde 2016, é cofundadora da Amores Sonoros, plataforma brasileira focada em artistas e na música preta e independente. Em 2020 criou a oficina primeiros passos para planejar sua carreira na música, que conta mais de 300 pessoas capacitadas, em nove edições realizadas. Atualmente trabalha ministrando oficinas e prestando serviços de consultoria e mentoria na área de gestão de carreira e estratégias de comunicação para artistas da música, está como empresária e assessora de Yan Cloud, e produtora do grupo ÀTTØØXXÁ.

 

Camila Brito 

Produtora, pesquisadora e empreendedora cultural, com mais de 10 anos de experiência em gestão pública de cultura e produção executiva em projetos multilinguagem. Em 2019 fundou a Coliga Produções, com foco na música independente negra e indígena da Bahia. É também coidealizadora da plataforma musical Batida das Pretas, que tem como propósito o fortalecimento da música de mulheres negras e indígenas, além de coidealizadora e  Coordenadora de Comunicação e Imagem na Denda Coletiva.

 

Edmília Barros 

Baiana, suburbana, natural de Conceição do Almeida (BA), é bacharel em Turismo e pós-graduanda em assessoria de comunicação integrada em redes sociais. Atua na área de produção cultural desde 2010 e possui experiência em diversos festivais e eventos da Bahia, notadamente no universo da música. Neste período, atuou também na produção executiva e coordenação de produção de mostras audiovisuais, espetáculos de dança e teatro, além de eventos literários tanto na Bahia como em outros estados e outros países.

Jussara Santana formada em Bacharel Comunicação Social com ênfase em publicidade e propaganda, produtora Cultural há 30 anos mãe, mulher negra  militante .

Livia Suarez é empreendedora, gestora e idealizadora da Casa La FridaMilena Moraes – É empreendedora, Cientista Social pela UNEB, Produtora da FÀÁJÍ AFROBEATS, Relações Públicas do restaurante Malembe Good & Drinks, integrante da Mamba Negra Jobs iniciativa voltada  para pessoas pretas e para o empreenderismo social, produção de eventos, mentorias e ideação de projetos.

Nathália Procópio, mulher preta, baiana, produtora e gestora cultural, graduada em Comunicação pela UFBA e mestra em Administração pela UFES. Co-fundadora e coordenadora de Projetos da Denda Coletiva e coordenadora financeira no Teatro Gamboa. Minha trajetória profissional perpassa o terceiro setor, administração pública e produções executivas, especialmente nas artes plásticas, visuais e manuais, com experiência em circuitos e feiras nacionais da área.

Simone Braz, Produtora e Gestora Cultural com mais de doze anos de atuação no mercado de cultura e criatividade. Idealizadora da Ialodês – Residência Criativa, projeto voltado para Produtoras Culturais Pretas. É Mestra em Relações Étnico Raciais (CEFET-RJ) e Comunicóloga pela Universidade Federal da Bahia.  Diretora da Simone Braz Produções com foco em gestão de projetos culturais, artísticos, sociais e criativos. Atua como Produtora Cultural nas etapas de pré, produção e pós de projetos e eventos. Na gestão atua com planejamento financeiro e organizacional, gestão de equipe, assim como na mobilização de recursos e prestação de contas. E já teve a oportunidade de assinar a gestão do Cine Teatro Solar Boa Vista (2014 – 2016), equipamento público de cultura. E atualmente é Gerente de Produção da Agência ID WORKS.