Com o tema Seja diverso! Seja bilíngue! O evento terá palestras e minicursos durante a programação

Setembro é um mês intenso e de conquistas para a comunidade surda. O período reúne datas marcantes como a Luta das Pessoas com Deficiências, Dia Internacional das Línguas de Sinais, Dia Nacional dos Surdos, Dia Internacional Tradutor e Intérprete Língua de Sinais, e ainda, o Dia Internacional dos Surdos. Por isso, a UNIASSELVI em parceria com o projeto Semana Internacional da Difusão da Cultura Surda (SIDCS), realiza segunda-feira (27), o I Simpósio de Difusão da Cultura Surda.

Segundo dados divulgados no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), mais de 10 milhões de pessoas têm algum problema relacionado à surdez. Isso representa que 5% da população é surda. Entre elas, 2,7 milhões não ouvem nada. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é que 900 milhões de indivíduos no mundo podem desenvolver perda de audição até 2050.

A iniciativa idealizada pelo Curso de Letras – Língua Brasileira de Sinais (Libras), busca contribuir na luta por mais reconhecimento, visibilidade e inclusão desses homens e mulheres. E tem o objetivo de apresentar à comunidade a cultura e língua dos surdos. Serão oferecidos quatro minicursos durante o evento: Língua Americana de SinaisPedagogia Visual nas Áreas de EnsinoSignwriting Lúdico, e Liderança Surda.

Também irão acontecer duas palestras sobre Contribuições na Acessibilidade Museológica: Inventário Nacional de Sinais-Termo, e Literatura em Libras: O que precisamos saber? Elas serão ministradas por Gláucio de Castro Júnior, e Rachel Louise Sutton Spence, respectivamente. Ambos possuem produção científica nacional e internacional. O evento é aberto ao público geral, gratuito, e oferece certificado aos participantes, conforme as atividades realizadas por cada um.

Perfil dos palestrantes

Gláucio de Castro Júnior é Mestre em Linguística, especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar e Doutor em Linguística. Em 2019 recebeu o prêmio Moção de Louvor – Dia do Surdo, pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (DF). Possui dois livros publicados sobre Lexicologia, Lexicografia, Terminologia e Terminografia das Línguas de Sinais. Está desenvolvendo dois projetos de pesquisas com os temas Estudos Linguísticos da Libras: VARLIBRAS, e Estudos Linguísticos da Língua de Sinais Brasileira (Libras). Além já ter uma publicação intitulada A Inclusão da Libras como Disciplina Curricular nas Universidades.

Rachel Louise Sutton Spence, é graduada em Artes em Psicologia Experimental, pela Universidade de Oxford, e Doutora em Estudos Surdos pela Universidade de Bristol. Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários, atuando principalmente em Libras, línguas de sinais, literatura surda, poesia e literatura sinalizada. Também é líder do Grupo de Pesquisa Literatura em Línguas de Sinais, na UFSC.

Datas de setembro

21/9 ➟ Dia Nacional de luta das Pessoas com Deficiências

23/9 ➟ Dia Internacional das línguas de sinais

26/9 ➟ Dia Nacional dos Surdos

26/9 ➟ Dia Internacional dos Surdos (sempre no último domingo de setembro)

30/9 ➟ Dia Internacional Tradutor e Intérprete Língua de Sinais

Cronograma do Simpósio

14h ➟ Abertura

14h30min ➟ Minicursos

16h40min ➟ Café Virtual

18h30min ➟ Palestras

21h40min ➟ Encerramento

Serviço

O que: I Simpósio de Difusão da Cultura Surda

Quando: 27/9, às 14h

Onde: UNIASSELVI no YouTube

Abertura (https://youtu.be/OT__du9Szes)

Minicurso Língua Americana de Sinais (https://youtu.be/OT__du9Szes)

Minicurso Pedagogia Visual nas áreas de ensino (https://youtu.be/nTxBO-m5cz4)

Minicurso Signwriting Lúdico (https://youtu.be/pUdZs5GwWqs)

Minicurso Liderança Surda (https://youtu.be/ZI6q9aIQOQk)

Palestras (I Simpósio de Difusão da Cultura Surda | UNIASSELVI e SIDCS)

Valor: gratuito