Apresentar a arte do movimento como instrumento importante no autorreconhecimento identitário feminino, esse é o objetivo da Mostra de Dança Pretas Mulheres Periféricas, uma apresentação gratuita e online, que acontecerá nos dias 13 e 15 de abril, às 19h, no Canal do Instituto de Formação em Arte (IFÁ) no Youtube.

A mostra apresenta o processo imersivo em que cerca de 100 mulheres pretas, estiveram juntas de janeiro a março, participando de aulas online do Projeto Pretas Mulheres Periféricas (PMP), com as professoras de dança Vera Passos e Vânia Oliveira, além da educadora social, Ana Claudia Ornelas.

Marina Rodrigues, assistente de produção do projeto, destacou que “as nossas aulas ultrapassaram as barreiras da Bahia e o curso foi abraçado por mulheres de Pernambuco, Piauí e outros Estados. Estamos felizes com o resultado e a participação expressiva de mulheres potentes que chegaram para abrilhantar nossa formação”.

Responsável pelo IFÁ, entidade que deu apoio cultural na execução do curso, Robson Correia ressaltou que o PMP ultrapassou a barreiras da Bahia e contou com a participação de mulheres de outros estados. “um projeto de autoafirmação da identidade da mulher preta e suas potencialidades na sociedade contemporânea”.

O projeto Pretas Mulheres Periféricas (PMP) tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO
O quê: Mostra de Dança do Pretas Mulheres Periféricas
Quando: 13 a 15 de abril de 2021
Onde: Canal do Youtube – Instituto de Formação em Arte – IFÁ Horário: 19h