II Simpósio Internacional de AutismoS Presente da UNIASSELVI será em 3 de novembro

Foto: Divulgação

Tema da segunda edição é TEA e os caminhos educacionais inclusivos: eles crescem!

No próximo mês, em 3 de novembro, a partir das 15h, acontece o II Simpósio Internacional de AutismoS Presente, com o tema TEA e os caminhos educacionais inclusivos: eles crescem!, realizado pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI), pelo Instituto de Apoio Educacional AutismoS e pela ONDA-Autismo.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), estima-se que há 70 milhões de pessoas autistas em todo o mundo, sendo 2 milhões no Brasil. O principal objetivo da iniciativa, que ocorre por meio do canal da UNIASSELVI no YouTube, é promover uma troca de vivências sobre a inclusão educacional, cultural e socioeconômica da pessoa autista.

Durante a primeira parte do evento, os participantes irão acompanhar três experimentos exitosos de inclusão da pessoa com autismo, enquanto, na segunda parte, ocorrerão três grandes palestras a respeito de diferentes aspectos do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A primeira palestra será ministrada de Portugal por Nora Cavaco, tendo como assunto a Teoria da Mente; a segunda será apresentada por Fatima de Kwant, diretamente da Holanda, e abordará TEA & Desenvolvimento e Comunicação; e, por fim, a terceira palestra debaterá sobre o tema Mercado de Trabalho: benefícios na contratação de uma pessoa autista, sendo ministrada por Fabio Cordeiro.

 Todas as pessoas que buscam por um espaço que compartilha informações com credibilidade, engajamento e esclarecimento sobre o TEA estão convidadas a participar do evento de forma gratuita e com direito a certificado. Por ser uma reunião internacional, que abrange conhecimentos, interesses e troca de ideias que vão além das fronteiras, a divulgação do Simpósio está sendo realizada nos países do Mercosul e em Portugal.

Perfil dos palestrantes

Nora Cavaco é Pós-doutoura em Intervenção Precoce no Autismo; Doutora em Educação Infantil e Familiar – Investigação e Intervenção Psicopedagógica; Mestre em Psicologia e Hipnoterapeuta Cognitiva; Pós-graduada em Neurociências Aplicadas à Educação e em Neuropsicologia e Demências; Psicóloga da Educação e Reabilitação. Ainda, é conferencista e Embaixadora de Portugal, tem vasta experiência em Educação e Reabilitação, e é pesquisadora do Centro de Investigação da Universidade de Huelva (HUM), na Espanha.

Fatima de Kwant, brasileira radicada na Holanda, é mãe de um autista, escritora e jornalista especialista em Autismo e Desenvolvimento, assim como em Autismo e Comunicação. É criadora do International Autimates Project – Overcoming Prejudice with Information e atua como coach de pais de crianças autistas e de adultos com Síndrome de Asperger/Autismo de Alto Funcionamento.

Fábio Cordeiro é criador e administrador do perfil no Instagram @aspiesincero, no qual ele encontrou no humor uma forma de informar, conscientizar e desmistificar o espectro do autismo. É presidente da ONDA-Autismo, membro do Conselho de Autistas, servidor público federal, palestrante e escritor.

Instituto de Apoio Educacional AutismoS

Criado em 2005, o Instituto de Apoio Educacional AutismoS tem como foco promover projetos voltados à formação, à sensibilização e à conscientização do TEA. É formado por voluntárias que buscam derrubar mitos e defender a educação escolar ampla, afetiva e inclusiva para todas as pessoas autistas.

O órgão enfatiza a palavra no plural (“autismos”) justamente para destacar a diversidade do TEA, pois cada autista é único. Conforme a entidade, dessa forma, é possível dar individualidade aos autistas, com o objetivo de que cada um deles seja visto como um sujeito sociocultural, criador e protagonista de sua própria história – em outras palavras, respeitar a pessoa autista por aquilo que ela é, e não por aquilo que ela será.

ONDA-Autismo

A ONDA-Autismo é uma Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas. É uma entidade de caráter social, que tem como principal objetivo o aprimoramento da qualidade de vida das pessoas autistas. Para isso, defende os direitos previstos na Lei nº 12.764/2012, bem como proporcionar mais segurança e bem-estar às pessoas.

Cronograma

15h ➟ Experiências exitosas de ações de inclusão

15h10min ➟ Atuação da UNIASSELVI em escolas de Educação Básica

15h30min ➟ O autismo não tem cara: relato de vida! | Dr. André Alvarenga

16h ➟ O autismo não termina aos 18 anos: vida de um universitário | João Ferreira

17h ➟ Abertura oficial

17h30min ➟ TEA & Teoria da Mente | Nora Cavaco (Portugal)

18h45min ➟ TEA & Funções Executivas | Fatima de Kwant (Holanda)

19h40min ➟ TEA & Mercado de Trabalho: benefícios na contratação de uma pessoa autista | Fábio Cordeiro (Brasil)

20h50min ➟ Encerramento

Serviço

O que: II Simpósio Internacional de AutismoS Presente

Quando: 3/11

Onde: UNIASSELVI no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Q4FzccIlPFg)

Valor: gratuito