Atletas de alto rendimento de todo país têm até o dia 15 de fevereiro para se cadastrar no edital do Bolsa Atleta. Abertas desde o dia 26 de janeiro, a expectativa do programa, que tem a gestão do governo federal, é beneficiar mais de 6 mil atletas de modalidades olímpicas e paralímpicas.

A novidade desta edição será o formato das inscrições que passaram a ser inteiramente online, tornando o processo mais rápido, de fácil acesso e os inscritos poderão acompanhar todo o trâmite do mesmo através do portal.

As inscrições

Os atletas interessados devem cumprir os seguintes pré-requisitos: ter no mínimo 14 anos de idade, estar vinculado a um clube, ser filiado a uma federação e uma confederação, além de ter participado de uma competição elegível e obtido até a terceira colocação (modalidades individuais) ou sido eleito entre os melhores atletas (modalidades coletivas).

Para ter acesso ao sistema de inscrições, os candidatos que forem considerados elegíveis devem se cadastrar no portal único do governo federal. Com a senha criada, terá acesso ao sistema de inscrição do programa por meio da página do Bolsa Atleta no portal do Ministério da Cidadania.

O programa

Criado em 2005 pelo antigo Ministério do Esporte, hoje, Secretaria Especial do Esporte, o Bolsa Atleta é considerado um dos maiores programas do mundo de patrocínio direto ao atleta. Desde a sua implantação, já foram concedidas mais de 69,5 mil bolsas para 27 mil atletas de todo o país, com valores mensais que variam de R$ 370 a R$ 3.100.

Fonte: Ascom/ Sudesb