Com o objetivo de incentivar parcerias entre agricultores familiares e restaurantes, foi realizado, nesta quinta-feira (28), o seminário Do Campo à Mesa, com o tema “Produtos da Agricultura Familiar conquistam cardápios de restaurantes do Brasil”, transmitido pelo Canal VP – Nutrição Funcional, no Youtube.

O seminário faz parte da Jornada do Restaurante Saudável e tem como finalidade trazer clareza sobre o modelo de desenvolvimento de redes alimentares sustentáveis com base na agricultura familiar.

O evento conta com a parceria do projeto do Governo do Estado, Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Especialistas e empresários do setor falaram sobre os benefícios à saúde, os desafios econômicos e sociais na implantação do programa de sustentabilidade da comida saudável, e como isso pode impactar positivamente toda uma cadeia produtiva. O seminário também contou com relato de casos de sucesso de agricultores e gestores de restaurantes que estão transformando o seu negócio dentro do atual cenário mundial.

Para o coordenador de Inteligência de Mercado do Bahia Produtiva, Guilherme Souza, encontros como esse são importantes para o Bahia Produtiva porque aproxima o projeto e seus beneficiários de empresas que apostam na alimentação saudável como um caminho, um negócio: “É interessante que a gente possa entender a dinâmica desse mercado. É um esforço do projeto para que a gente possa tornar a dinâmica da alimentação saudável em um negócio sustentável, que tenha resultados para associações e cooperativas que apoiamos”.

De acordo com a diretora da VP Centro de Nutrição Funcional, Valéria Pascoal, o seminário foi uma troca de experiência do setor e trouxe a inspiração, o incentivo para o desenvolvimento de pequenos e médios produtores: “Um prazer participar desse evento com pessoas que fazem diferença na sociedade, que estão na organização civil, de empresas que querem um futuro melhor, com saúde”.

Assessoria de Comunicação SDR/CAR