Ação realizada em parceria com as ONGs Por1sorriso e Nossa Soma Multiplica visa atender mais de 1.000 pessoas em 6 especialidades diferentes

De 14 a 20 de junho cerca de 60 profissionais de saúde prestarão serviços GRATUITOS nas áreas de odontologia, pediatria, clínica geral, oftalmologia, fisioterapia e ginecologia a moradores da comunidade de Pirajá e regiões circunvizinhas. A iniciativa é organizada pelo Instituto Oyá em parceria com o projeto Por1sorriso e a  Associação Nossa Soma Multiplica e pretende impactar mais de 1.000 pessoas. Para ter acesso ao atendimento os interessados devem se cadastrar através do link: https://forms.gle/Xsq8p8UakzDAyMSz5. O atendimento será realizado apenas para quem tiver respondido o questionário previamente. Não haverá inscrição no local e nem distribuição de senha.  A ação acontece no Instituto Oyá (Rua Mário Lago, 05 – Conj. Pirajá 1) entre os dias 14 e 20 de junho, entre 10h e 17h.

Dentro das especialidades atendidas, os beneficiários poderão contar com consultas e encaminhamentos médicos. Para as mulheres estarão disponíveis o exame papanicolau e inserção de DIU; no atendimento odontológico poderá ser realizada a aplicação de prótese dentária, restauração, limpeza, coroa e obturação Durante a ação também está confirmada a doação de cerca de 70 óculos para comunidade atendida.

A ação tem como propósito atender uma demanda urgente de atenção à saúde e sobretudo de cuidado preventivo entre a comunidade local. A Ialorixá e gestora do Instituto Oyá, Nívia Luz, conta que a iniciativa nasce da parceria com o projeto Por1sorriso (SP), fundado pelo dentista Felipe Rossi, que ficou mundialmente conhecido por resgatar o sorriso de pessoas em vulnerabilidade social, e também da interlocução com a organização Nossa Soma Multiplica, liderada por Lua Leça, que já desenvolveu outros projetos junto com o Oyá. “Essa é a soma potente dos esforços de três organizações que tem como objetivo cuidar, prevenir e contribuir na qualidade de vida de pessoas que não têm acesso fácil a serviços de saúde. Nosso foco é atender não só a comunidade que integra o Oyá, mas também alcançar moradores da região e adjacências que necessitem desse atendimento básico”, destaca Nívia.

Ainda dentro das ações sociais do Oyá, Nívia Luz convida a população a contribuir com doações para ajudar a financiar outras atividades assistenciais que são realizadas continuamente pelo instituto como: atendimento médico, odontológico, psicológico e alimentício, além de patrocinar iniciativas como o pré-vestibular para estudantes do ensino médio de escolas públicas. As doações podem ser feitas através da conta: Banco Bradesco. Agência: 2472.4. Conta corrente: 029679.1. CNPJ: 03.910.172/0001-90

 

SERVIÇO

Ação de Saúde no Instituto Oyá

Atendimento: Odontologia, Pediatria, Clínica Geral, Oftalmologia, Fisioterapia e Ginecologia

14 a 20 de Junho

GRATUITO

Instituto Oyá (Rua Mário Lago, 05 – Conj. Pirajá 1)

Inscrições: https://forms.gle/Xsq8p8UakzDAyMSz5.

Doe e contribua com o Oyá Social: Banco Bradesco. Agência: 2472.4. Conta corrente: 029679.1. CNPJ: 03.910.172/0001-90

Instagram: @institutooya

 

SOBRE O INSTITUTO OYÁ

Em mais de 20 anos de existência, o Instituto Oyá já beneficiou milhares de jovens da comunidade de Pirajá e entorno, através de atividades educacionais, artísticas e cultura por meio dos projetos: Oyá Educa, Oyá Criativa e Oyá Social. O Instituto Oyá, fundado em 1998 dentro do terreiro Ilê Axé Oyá, em Pirajá, surgiu a partir do desejo da Ialorixá, Anísia da Rocha Pitta e Silva, Mãe Santinha, em contribuir para o desenvolvimento humano, intelectual e artístico de crianças e jovens do bairro, em situação de vulnerabilidade. Pirajá é um território historicamente reconhecido pela sua resistência e o Instituto Oyá segue escrevendo essa história, oferecendo oportunidades de crescimento para jovens que até hoje resistem aos desafios e adversidades em busca da sua própria independência.

Oyá Social é o eixo que atravessa todas as ações as quais o Instituto Oyá se propõe. Compreendemos que os processos de acolhimento, apoio e suporte às crianças e jovens devem estar conectados em rede por se tratar do fomento de uma rede comunitária, que desenvolve acompanhamento e formação do indivíduo, e se sustenta na transformação do que está em seu entorno. Esse cenário se organiza através da compreensão do cuidado à saúde mental com a Psicologia e a orientação que se constrói no Serviço Social. Esse modus operandi se estabelece em rede multiplicadora com a acessibilidade de conhecimento, os cuidados com a saúde mental e o cuidado interrelacional indivíduo-família-comunidade, e as pequenas vitórias que residem no auxílio das garantias de formação humana.