O investimento de R$140 milhões do governo estadual, por meio da Embasa, vai melhorar a qualidade da água que a população dos municípios do Vale do Jiquiriçá consome. A afirmação é do deputado estadual Marcelinho Veiga (PSB), que celebrou a autorização da licitação do novo sistema integrado de abastecimento que passará a atender, a partir da água do Rio Paraguaçu, os municípios de Jaguaquara, Itaquara, Irajuba, Itiruçu, Lafaiete Coutinho, Lagedo do Tabocal, Maracás e Planaltino. A autorização foi concedida pelo governador Rui Costa no último dia 18 de maio.

“É uma obra de fundamental importância para melhorar a qualidade de água que a população consome. Será um empreendimento executado pela Embasa no valor de R$140 milhões e vai garantir empregos na região. Esse investimento era cobrado por lideranças políticas dos oito municípios beneficiados. A ação é mais uma estratégia do governador Rui Costa para desenvolver as regiões do estado. E o investimento em sistema de abastecimento de água é também investir na qualidade de vidas das pessoas”, descreve Marcelinho Veiga.

O deputado lembra que participou da primeira reunião, que aconteceu na Embasa, sobre o projeto e depois participou de outra com deputados votados na região e com os prefeitos das cidades envolvidas na demanda. No dia 18 de maio, Rui Costa autorizou a licitação do sistema integrado. Na oportunidade, o governador deu detalhes do empreendimento. “Como tem dificuldade de manancial hídrico aqui na região, estamos trazendo água do Paraguaçu. Assinamos agora dando ordem para a Embasa publicar a licitação e iniciar a obra. Pela extensão e complexidade, é uma obra de pelo menos dois anos”, informa Rui.

Ascom do deputado Marcelinho Veiga