O Irã alerta contra qualquer aventureirismo dos EUA com o objetivo de militarizar o Golfo Pérsico, observando que isso não beneficiaria nenhum país ou os EUA.

Acreditamos que a militarização da região do Golfo Pérsico não beneficia nenhum país da região e do mundo ” , disse o porta-voz do governo iraniano, Ali Rabiei, em sua coletiva de imprensa semanal na terça-feira.

Ele também expressou sua esperança de que os Estados Unidos “finalmente renunciem à sua política intervencionista nos países da região e acabem com o aventureirismo além de suas fronteiras” .

Quando questionado sobre a possibilidade de Rússia, China e Irã estabelecerem uma base conjunta no Golfo Pérsico ou no Mar de Omã, Rabiei respondeu que as relações amigáveis ​​do Irã com os dois países estão no seu melhor e que “não limites são definidos para a expansão desses laços em todos os aspectos políticos e econômicos ”.

No entanto, lembra que, como repetiu o Irã, “a segurança no Golfo Pérsico deve ser assegurada pelos Estados costeiros da região. Esta é a única forma de alcançar uma segurança justa para todos os países e garantir a paz e estabilidade a longo prazo”.

As declarações de Rabiei foram feitas depois que a Marinha dos Estados Unidos anunciou na semana passada a chegada de um de seus submarinos com propulsão nuclear, o USS Georgia (SSGN-729), ao Golfo Pérsico, uma área considerada uma das linhas bandeiras vermelhas da República Islâmica.

Reagindo à implantação do submarino dos EUA, o Secretário Supremo do Conselho de Segurança Nacional do Irã, Ali Shamjani, disse na segunda-feira que o aumento das atividades militares do Exército dos EUA na região da Ásia Ocidental se deve ao “medo” de Washington de as consequências de suas ações anteriores nesta região.

Por sua vez, o porta-voz do Itamaraty, Said Jatibzade, deixou claro no mesmo dia que  a nação defenderá seus interesses nacionais a qualquer custo. Não busca tensões com os Estados Unidos, mas este país será responsável por qualquer ato de violência na Ásia Ocidental.

Fonte: HISPANTV