O Irã condena uma resolução europeia contra ela e garante que aqueles que obstruem o acesso de crianças inocentes às drogas não tenham autoridade para falar sobre direitos humanos.

Em entrevista à  Rádio Irã , o diretor do Conselho de Direitos Humanos do Irã, Ali Baqeri Kani, questionou as alegações de direitos humanos de países europeus, referindo-se aos esforços desses Estados para evitar que crianças iranianas doentes acessem medicamentos.

“Os europeus são agora acusados ​​de matar dezenas de crianças iranianas doentes, por isso não têm autoridade para ocupar a posição de defensor dos direitos humanos”, frisou ele ao rejeitar uma resolução anti-Irã aprovada na quinta-feira pelo Parlamento Europeu. (PE) sobre a situação dos direitos humanos no Irão.

Referindo-se ao pedido desta resolução para implementar o mecanismo de sanções contra os violadores dos direitos humanos do povo iraniano, o responsável deixou claro que se este mecanismo for implementado, alguns países europeus serão os que perderão “o seu reconhecimento visto que muitos funcionários europeus desempenhou um papel efetivo na violação dos direitos do povo iraniano, incluindo (ao privá-los de) o ‘direito à vida’, o ‘direito à saúde’, o ‘direito à educação’, o ‘direito ao emprego’ e o ‘direito ao desenvolvimento’ pela imposição de sanções ilegais e opressivas ao povo iraniano ”.

Baqeri Kani condenou o apoio de governos europeus a criminosos iranianos, como o administrador executado do site anti-iraniano Amad News, Ruholah Zam, – acusado de espionagem e de desempenhar um papel efetivo no assassinato de cientistas nucleares iranianos – apelando ao Judiciário Irã que violou a justiça apenas porque o agressor tem a cidadania de um país europeu.

Além disso, ele denunciou “a atividade livre de grupos terroristas em países europeus” e deixou claro que se os deputados do Parlamento Europeu forem honestos em suas reivindicações pelos direitos humanos, eles emitem uma resolução contra as trocas financeiras e bancárias de terroristas que vivem na Europa.

Baqeri Kani o rotulou como a “selvageria moderna” do Ocidente que se cristaliza no boicote aos remédios dos pacientes.

“Os europeus estabeleceram um novo recorde de ‘selvageria moderna’ ao tomar a vida e a saúde de uma nação como refém, com o objetivo de impor suas demandas ilegítimas”, criticou.

O Irã condenou repetidamente a hipocrisia daqueles países que, sob pressão dos EUA, fecharam os olhos ao terrorismo econômico de Washington contra o povo iraniano; Em vez de condenar as sanções ilegais e desumanas do país norte-americano, eles se tornaram seus parceiros.

Fonte: HISPANTV