O Irã garante que continuará a apoiar o povo e o governo da Síria até que este país se livre completamente das garras do terrorismo.

“A República Islâmica do Irã está com o povo sírio na mesma trincheira de defesa da justiça e luta contra o terrorismo, e estará ao seu lado até alcançar a vitória final, o retorno dos refugiados e a reconstrução de Síria ”, garantiu o presidente persa, Hasan Rohani, na terça-feira.

Em declarações feitas em uma reunião com o novo embaixador da Síria no Irã, Shafik Dayoub – que deu a Rohani suas credenciais – o presidente iraniano garantiu que Teerã continuará seus esforços diplomáticos no âmbito das negociações de Astana para ajudar o país árabe para recuperar a estabilidade e a paz.

Rohani também destacou a longa história de laços “estratégicos, amigáveis ​​e fraternos” entre Teerã e Damasco.

Dayoub, por sua vez, elogiou o apoio contínuo do povo e do governo iraniano à Síria e, em seguida, sublinhou a determinação de Damasco em combater o “terrorismo e a ocupação” ao lado de Teerã, entre outros aliados.

“A Síria está comprometida com a segurança e estabilidade da região [da Ásia Ocidental] e se oporá a qualquer ação, plano ou conspiração que tenha a segurança e estabilidade da região em mente”, disse ele.

O Irã expressou repetidamente seu apoio a uma solução política para a guerra que aflige a Síria e denuncia o apoio de certos países regionais e extrarregionais aos grupos terroristas Takfiri com a intenção de mudar o sistema político no país árabe.

A República Islâmica também repudia a presença não autorizada de tropas estrangeiras, especialmente as dos EUA, e seu papel desestabilizador na Síria.

 

Fonte: HISPANTV