O Exército do Irã iniciou exercícios perto do Azerbaijão e exibiu suas capacidades militares perto de um vizinho com o qual está cada vez mais cético por seus laços com o Ocidente e Israel.

O Exército do Irã deu início nesta sexta-feira (1º) a exercícios perto da fronteira com o Azerbaijão. Artilharia, drones e helicópteros participarão dos exercícios, informa a agência Associated Press, sem entrar em detalhes sobre quanto tempo vão durar as manobras ou onde exatamente vão ocorrer os treinamentos. Ocasionalmente, o Irã realiza tais eventos dizendo que deseja avaliar a prontidão para o combate e demonstrar capacidades.

Os exercícios ocorrem em meio a tensões crescentes ao longo da fronteira. De acordo com a mídia, o Irã desconfia da profunda cooperação militar do Azerbaijão com Israel. Na quinta-feira (30), inclusive, a República Islâmica expressou suas preocupações ao embaixador do Azerbaijão em Teerã, Ali Alizadeh.

Presidente iraniano Ebrahim Raisi (d) conversando com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian. Foto de arquivo
© AFP 2021 / PRESIDÊNCIA IRANIANA Presidente iraniano Ebrahim Raisi (d) conversando com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian. Foto de arquivo

“Não toleramos a presença e atividade contra nossa segurança nacional do regime sionista próximo às nossas fronteiras […]. E vamos realizar todas as ações necessárias a esse respeito”, afirmou o ministro das Relações Exteriores iraniano, Hossein Amirabdollahian.

Amirabdollahian descreveu as relações entre o Irã e o Azerbaijão como “importantes”, mas insistiu que o Irã tinha o “direito” de realizar os exercícios.

No início desta semana, o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, disse que estava surpreso com os exercícios planejados.

Fonte: Sputnik Brasil