Irmã de Kim Jong-un designada para poderoso organismo norte-coreano

© AFP 2021 / SEONGJOON CHO

Kim Yo-jong, irmã e assessora do líder norte-coreano, recebeu nova designação na hierarquia política do país.

Nesta quinta-feira (30), ela foi eleita membro do Comitê de Assuntos Estatais, o principal órgão de governo do país, de acordo com a KCNA.

As mudanças no organismo governamental da Coreia do Norte incluíram também a destituição de nove membros, entre eles um de seus vice-presidentes, Pak Pong-ju, e a diplomata Choe Son-hui, que desempenhou um papel-chave nas negociações com os Estados Unidos.

O novo cargo reforça sua posição nos círculos de poder de Pyongyang, de acordo com a agência France Press. Por muito tempo, Yo-jong tem sido uma das figuras mais próximas do líder supremo e uma das mulheres mais influentes da Coreia do Norte.

“Kim Jong-un elevou o status de Kim Yo-jong,” disse Shin Beom-chul, um especialista no Instituto de Pesquisas de Estratégia Nacional das Coreias, citado pela AFP.

É um grande salto a partir de sua posição relativamente modesta como vice-diretora de um departamento no partido governante, e é provável que aumentem as especulações de que ela poderia ser uma candidata de longo prazo para suceder seu irmão, cujo estado de saúde é um tema comum de rumores, no caso de sua renúncia.

Fonte: Sputnik Brasil