Por Redação – Foto Forças de Defesa de Israel/Reuters

 

 

De última hora, Israel e o Hamas concordaram em prolongar a pausa temporária no conflito por mais um dia. O acordo, alcançado minutos antes do prazo final, representa a segunda prorrogação desde o início da trégua na sexta-feira (24) passada.

O sétimo dia de cessar-fogo é marcado pela troca de reféns, com o Hamas liberando prisioneiros capturados em troca de palestinos detidos por Israel. A medida é  para aliviar as tensões, permitindo também a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.

O novo tratado proporciona a perspectiva de mais libertações de reféns pelo Hamas, que mantém vítimas desde o início do conflito em 7 de outubro.

O gabinete do primeiro-ministro israelense afirmou que a lista fornecida pelo Hamas, contendo mulheres e crianças a serem libertadas, foi crucial para a extensão do cessar-fogo. Ambos os lados, Israel e Hamas, expressaram anteriormente a preparação para retomar as hostilidades.

Autoridades do Catar confirmaram que as condições do acordo permanecem inalteradas, focando na suspensão de hostilidades e facilitação da ajuda humanitária aos civis palestinos em Gaza. Na quarta-feira (29), o Hamas libertou 16 reféns, enquanto Israel soltou 30 prisioneiros palestinos, sinalizando um passo significativo em direção à estabilidade temporária na região.