Com taxa de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 100%, ocupação máxima, o município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, chegou aos 100 óbitos por complicações da covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (31) pela Secretaria Municipal de Saúde.

Com 5.621 casos confirmados de covid-19, desde o início da pandemia, a cidade chapadeira possui 228 casos ativos, 5.293 casos recuperados, além de 279 enquadrados como suspeitos e 508 sendo monitorados por equipes de saúde.

Por localidade, os bairros da zona urbana com o maior número de pessoas com casos ativos são ‘São João’ (34) e ‘Centro’ (20). Encontra-se em oito o número de comunidades da zona rural com residentes infectados pelo vírus, sendo ‘Alagoas’, ‘Alto Vermelho’ e ‘Região do Campo de Avião’, as que possuem mais casos ativos, com quatro cada.

Taxa de ocupação de leitos
A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) subiu para a sua ocupação máxima, encontrando-se em 100%. Ou seja, dos 20 leitos, nenhum está disponível. Já a taxa de ocupação dos leitos clínicos continua em 40%, com 12 leitos disponíveis dos 20 existentes, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

 

Fonte: Jornal da Chapada