O município portal de entrada da Chapada Diamantina já tem um caso de infecção por coronavírus confirmado.

O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP), usou suas redes sociais nesta sexta-feira (24) para informar que o município possui quatro respiradores artificiais, aparelhos que são essenciais para a sobrevivência de pacientes com diagnóstico grave da Covid-19, doença infectocontagiosa desencadeada pelo novo coronavírus. Os equipamentos, que têm uma reserva de ar alimentada com oxigênio, são máquinas que ajudam os pulmões a inspirar e expirar quando o paciente não tem a capacidade de operar seu sistema respiratório.

De acordo com o gestor, o município só contava com apenas um respirador. “Quando assumi a prefeitura em 2017, tinha de forma precária apenas um. Era um absurdo que um município do porte do nosso só tivesse um respirador. Hoje é diferente, tratamos a saúde de forma séria, com dignidade e transparência. Os avanços estão aí, para todos perceberem o quanto investimentos em apenas três anos de nossa administração”, disse Ricardo Mascarenhas.

Cerca de 47% dos respiradores artificiais do país estão nas capitais, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Recife. Além dos respiradores, os profissionais de saúde de Itaberaba contam também com equipamentos de proteção individual (EPIs), que foram entregues pelo prefeito progressista, para o contato direto com casos suspeitos e confirmados da Covid-19.

Boletim de Itaberaba
Nesta sexta-feira (24), o boletim epidemiológico da Secretária Municipal de Saúde registrou mais quatro casos suspeitos da Covid-19 e mantém um caso confirmado de infecção. Agora são 24 pessoas sendo monitoradas e 21 casos já foram descartados. Vale salientar, que o secretário de Saúde, João Rodrigues, continua recomendando que a população fique em casa e, se for sair, use máscaras e obedeçam todas as recomendações de higiene.

Jornal da Chapada