Foram 22 novos casos de covid em 24h | FOTO: Montagem do JC |

O número de casos confirmados alcança a casa dos três dígitos, 1.005; sobre pessoas curadas, o município teve um aumento expressivo de 5,5%, passando de 618 para 652 casos.

Além do registro de 22 novos casos de covid-19 em 24h, o município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, contabilizou no boletim epidemiológico desta quinta-feira (6) mais dois pacientes que morreram em decorrência da doença respiratória aguda grave. Com isso, o município totaliza 26 óbitos desde o início da pandemia. O número de casos confirmados alcança a casa dos três dígitos, 1.005. Sobre pessoas curadas, teve um aumento expressivo de 5,5%, passando de 618 para 652 casos, permanecendo bem acima do número de casos ativos em 325 casos, ou 99,39%, conforme texto de assessoria publicado no site oficial da prefeitura.

Já foram realizados cerca de 4.077 testagens e 501 pessoas seguem em monitoramento pela equipe de saúde e 174 pessoas tem suspeita de ter contraído a covid-19. No mapeamento de casos ativos por localidade, os bairros com maiores números de pessoas infectadas continuam sendo o ‘Centro’ e ‘Caititu’, com 37 casos cada. ‘Independente tem 27, ‘Barro Vermelho’, 22, ‘Loteamento Bahia’ registra 19, e ‘Campo do Governo’ tem 13. Na zona rural, duas comunidades apresentam infectados: ‘Areia Branca’ e ‘Região da Serra Verde 1’. Todos com um caso ativo.

Sobre os números da taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos no município, com dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Itaberaba apresenta os seguintes dados: dos 20 leitos de UTI ativos, sete estão ocupados (35%), e dos 20 leitos clínicos, três estão ocupados atualmente (15%). A taxa de ocupação geral é de 25%, conforme dados de assessoria.

A Secretaria de Saúde, da gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), destaca que os números do boletim são dinâmicos. Na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. A prefeitura reitera que a colaboração de todos é fundamental no combate ao novo coronavírus e por isso reafirma as recomendações das autoridades sanitárias quanto ao uso de máscaras de proteção, da higiene das mãos, além do distanciamento social seguro.

Jornal da Chapada