Para fortalecer e garantir a geração de renda para as famílias agricultoras do município de Itagimirim, será implantada a Unidade Polivalente de Beneficiamento de Mandioca, no distrito de União Baiana. A ação é resultado de um convênio firmado entre o Governo do Estado, via Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Associação de Agricultores de União Baiana.

A iniciativa está beneficiando diretamente 48 famílias, e inclui não só as obras de construção civil, mas também a aquisição de máquinas e equipamentos, veículos e assistência técnica e extensão rural (Ater), entre outras ações. O projeto, denominado Roça do Povo, do Distrito de União Baiana, em Itagimirim, há 16 anos mantém um dos maiores plantios de mandioca da Costa do Descobrimento. Pelos produtores e produtoras da associação são colhidos, anualmente, mais de 1,5 milhão de quilos da raiz, para a produção da farinha, fécula e derivados.

“O Bahia Produtiva reconhece esse potencial de produção e contemplou a associação com a construção da unidade polivalente, que vai facilitar e melhorar a produção dos derivados, processando de forma correta e rápida, permitindo o acesso competitivo ao mercado da mandiocultura. O impacto será forte na capacidade produtiva, que prevê a produção diária triplicada e em menos tempo, diminuindo o custo e gerando mais renda para as 48 famílias de agricultores familiares de União Baiana”, comemora Agnevaldo Cardoso Rodrigues, presidente da associação.

O Bahia Produtiva é um projeto do Governo do Estado, executado pela SDR/CAR, a partir de acordo de empréstimo com o Banco Mundial. A ação seleciona e apoia projetos de inclusão produtiva e acesso ao mercado, socioambientais, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de interesse das comunidades mais pobres da Bahia, nos 27 Territórios de Identidade do Estado, desde 2015. Por meio do projeto são apoiados sistemas produtivos estratégicos como o da mandiocultura, ovinocaprinocultura, bovinocultura de leite, apicultura e meliponicultura, fruticultura e piscicultura, entre outros.

 

Assessoria de Comunicação SDR/CAR